Ao longo de sua história a Faculdade de Serviço Social – FASSO – vem se consolidando a partir de um processo de construção coletiva de uma identidade político-acadêmica que dá continuidade, em nível local, às diretrizes curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
Encampamos, assim, um projeto de formação profissional que preconiza um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do serviço social; adoção de uma teoria social crítica; estabelecimento das dimensões investigativa como condição central da formação profissional, exercício do pluralismo e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como entre a supervisão acadêmica e profissional, nas experiências de estágio.
Com isto, consideramos que podemos superar as fragmentações do ensino-aprendizagem e construir um conjunto de saberes no decorrer da formação, expressando diferentes níveis de apreensão da realidade social e do fazer profissional. Para tanto, desenvolvemos uma permanente atualização de nosso projeto de formação profissional, procurando compreender e responder às questões de cada época, mediante a formação de profissionais críticos, propositivos comprometidos com a construção de uma sociedade de igualdade e liberdade.