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Programas Formativos

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA(PIBID)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), faz parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), e visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Em consonância com a Portaria Capes nº 83/2022 e Projeto Institucional 2022-2024, dentre outros objetivos, o Pibid/Uern visa: Contribuir com a melhoria da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura da UERN; fortalecer a articulação entre teoria e prática ao promover a integração entre Universidade e redes públicas de ensino; desenvolver intervenções didático-pedagógicas, de caráter inovador, criativo, crítico e comprometido com o interesse coletivo, em escolas públicas, ao mesmo tempo que mobiliza os professores supervisores como coformadores dos futuros professores; estimular a produção de caráter acadêmico e científico de modo a desenvolver pesquisas acerca dos impactos do PIBID/UERN na/para formação inicial e continuada de professores e desenvolver diferentes letramentos visando aprimoramento da língua portuguesa e uso das diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para aprimoramento das ações.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Programa Residência Pedagógica é vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, e que tem por finalidade fomentar projetos institucionais, dentre os quais o Residência Pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, bem como:

I – fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;

II – contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;

III – estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;

IV – valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;

V – induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM)

O PIM consiste no desenvolvimento de atividades acadêmicas que têm por objetivos: estimular a participação de discentes dos cursos de graduação, fortalecendo seu processo formativo, colaborando para articular ensino, pesquisa e extensão no âmbito de componentes curriculares; promover a interação/colaboração entre discentes e docentes no âmbito das atividades formativas; criar condições para a iniciação à docência por meio de atividades de natureza pedagógica, cultural, científica e tecnológica, desenvolvendo habilidades e competências relacionadas ao campo da docência; pesquisar e implementar novas abordagens teórico-metodológicas adequadas a componentes curriculares objetos da monitoria; e socializar o conhecimento com a finalidade de minimizar problemas de baixo desempenho acadêmico, repetência, evasão e falta de motivação