Perfil profissional a ser formado:
O licenciado em Física pela UERN terá construído competências e habilidades que lhe permitam analisar e atuar nas diferentes dimensões que interferem no processo de ensino e de aprendizagem dos saberes físicos. Como educador, terá uma compreensão profunda destes saberes e de seus mecanismos de produção, das possibilidades de contribuição destes saberes para a formação de jovens e de adultos, para a ampliação da cultura e para o desenvolvimento social. Pressupondo o desenvolvimento, pelo licenciando, das aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral.
Competências e habilidades a serem desenvolvidos:
Tendo em vista o objetivo geral do Curso e o perfil que se deseja alcançar na formação do licenciado em física, pretende-se propiciar e contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades de:
• Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva;
• Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas;
• Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens;
• Comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
• Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
• Participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores democráticos;
• Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade, visando melhorar o ambiente escolar.
Metodologia:
O PPC aqui apresentado pressupõe um aprimoramento contínuo das ideias que o fundamentam, por meio da análise e discussão dos resultados obtidos no processo de formação dos licenciandos, além das mudanças de perfil observadas, tanto na educação local e nacional, como na UERN. Na nossa concepção os elementos de avaliação da presente proposta de formação devem levar em consideração:
• As dificuldades identificadas no perfil de nossos egressos.
• O perfil de egresso que almejamos com esta atualização do PPC. Tal perfil sinaliza particularmente que o formando tenha competências para dirigir o ensino da Física no sentido de torná-la elemento da cultura dos jovens e comunidades a que assiste, assim como elemento disponível para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas. Sinaliza ainda, para a possibilidade deste profissional ser capaz de corrigir continuamente a sua prática a partir de elementos conceituais de análise da mesma.
Desta forma, consideramos que os pontos para acompanhamento e avaliação devem ser buscados: nas próprias avaliações que fazemos do desempenho dos alunos (vendo estes resultados como um produto não apenas deles, mas da formação que oferecemos), na dinâmica dos momentos pedagógicos propostos como formação, nas avaliações que os alunos fazem da formação que oferecemos e em estatísticas de desempenho no campo profissional.
Tais estatísticas podem ser obtidas por meio de estudos mais aprofundados, a médio e longo prazo, para registrar o desempenho de ex-alunos em concursos públicos para contratação de professores da Educação Básica, em cursos de pós-graduação de Física e de Ensino e Física e no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão
Projeto Pedagógico do curso: