Historico do curso

Breve histórico com Curso!

O Curso de Química confere o Grau Acadêmico de Licenciado(a) e foi criado pele mesmo ato normativo que fundou também os cursos de Licenciatura em Física, Ciências Biológicas e Matemática no ano de 1993 (Resolução nº 07/93-CONSUNI).

A sua criação foi o resultado do desmembramento do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitações em Química, Física, Biologia e Matemática. Este fato foi favorecido pela estrutura básica e técnica operacional existente na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT, proveniente da transformação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais – ICEN em decorrência do processo de reconhecimento da Instituição, que passou a ser designada Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, posteriormente alterado pelo Governo do Estado, em 15 de dezembro de 1999, para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. A implantação do Curso de Química se deu sob a coordenação dos Professores Doutores Francisco Arnaldo Viana e Isauro Beltran Nunez, ainda no ano de 1993, conforme Resolução n.º 14/93 – CONSEPE de 22 de julho de 1993, sendo reconhecido pelo MEC no ano de 1996, conforme Portaria 1.211/96 – MEC publicada em 05/12/96. Com a implantação dos cursos de licenciatura foi criado o Departamento de Ciências Naturais – DCN, ao qual pertenciam os referidos cursos. Em virtude da complexidade de administrar três cursos, foram criados em 09/12/1997 (Resolução do CONSUNI nº 08/1997), os departamentos de Ciências Biológicas (DECB), de Física (DF) e de Química (DQ), mas somente em 03/01/2000, foram implantados.

 

Por ocasião da implantação do curso de Química foi elaborada a primeira matriz curricular que vigorou de 1993 a 1999, tendo sido o primeiro Projeto Pedagógico do Curso elaborado e aprovado junto ao CONSEPE em 1999. Este primeiro documento passou por reformulações e teve a sua segunda versão aprovada em 2002. A terceira versão do projeto nasceu em consonância com as novas diretrizes curriculares nacionais, apresentando como principal inovação a criação das Práticas Pedagógicas com carga horária obrigatória vinculada a todas as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Química para o Curso, tendo sido aprovada pelo Conselho em 2008. A terceira versão nasce em 2020 com a implementação de novos componentes como as Unidades Curriculares de Extensão, projeto este que passa pela atualização hora apresentada. Ao longo dos últimos 31 anos, o Curso de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem formado professores para atuação em seu âmbito profissional, de acordo com a legislação vigente, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais, as leis estaduais e as leis federais pertinentes.

 

O Curso passou pelo processo de renovação de reconhecimento em 2014 obtendo-o com validade de 5 anos com nota 4 atribuída por Comissão especial do Conselho Estadual de Educação, designada para esse fim (Decreto Estadual nº 24.802, de 11/11/2014). Com previsão de novo processo de renovação de reconhecimento para o ano de 2020, em função da pandemia desencadeada no início desse mesmo ano, teve o reconhecimento renovado em caráter excepcional (Decreto Estadual nº 29.764 de 17/06/2020).