Projeto Pedagógico do Curso – PPC

Perfil profissional

A Licenciatura em Música visa preparar profissionais para a inserção no campo da Educação Musical pelo desenvolvimento de suas dimensões artístico-musical, pedagógica, social, cultural, científica e tecnológica, formando o professor de música que atuará em espaços profissionais já constituídos e emergentes. Segundo a DCN de Música (Resolução 2/2004) os cursos de graduação em música devem almejar com perfil dos egressos, profissionais capazes de apropriar-se do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas composicionais, do domínio dos conhecimentos relativos à manipulação composicional de meios acústicos, eletroacústicos e de outros meios experimentais, e da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, repertórios, obras e outras criações musicais, para revelar habilidades e aptidões consideradas indispensáveis à sua atuação como professores na sociedade, na área da Música, mas observando as dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas. (BRASIL, DCN, 2004).

O(a) egresso(a) do curso de Licenciatura em Música da UERN será um(a) professor(a) de Música apto(a) a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da Música e em espaços culturais com atividades de ensino formais e não formais. Esse(a) profissional será dotado(a) de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao mundo do trabalho contemporâneo.

Competências e habilidades profissionais

Conforme os princípios gerais e objetivos do curso de Licenciatura em Música, turno noturno, o(a) professor(a) licenciado(a) em Música deverá possuir diversas competências e habilidades profissionais, com vistas a:
• Atuar de forma significativa nas manifestações musicais instituídas ou emergentes;
• Promover a aprendizagem colaborativa, por meio da utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inerentes à Educação Musical;
• Atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituição de ensino específico de Música;
• Utilizar metodologias de ensino musical que promovam o desenvolvimento e a sensibilidade artística nos educandos de múltiplos contextos e espaços culturais;
• Identificar, manipular e articular os componentes básicos da linguagem sonora(sons, ritmos, gestos, texturas, expressões e outros elementos) demonstrando sensibilidade e capacidade pedagógica;
• Ser capaz de promover a interdisciplinaridade, de forma a contemplar o conhecimento aplicado às temáticas sociais transversais do currículo escolar;
• Articular os conhecimentos e práticas das atividades de pesquisa científica e tecnológica em música, ensino e extensão, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;
• Estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico;
• Ter consciência crítica do seu papel social e político, sendo capaz de intervir efetivamente nas atividades artísticas contemporâneas, interagindo com as novas tecnologias da informação;
• Conhecer e compreender a realidade em que está inserido, a ponto de conhecer as causas provadoras dos problemas por ele(a) vividos, sendo capaz de interferir decisivamente no processo de transformação social;
• Elaborar roteiros e instruções para realização de projetos artísticos;
• Estar preparado para a atividade docente, atuando em diferentes espaços culturais;
• Intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática.

Projeto Pedagógico do curso: Baixar Arquivo –https://portal.uern.br/proeg/wp-content/uploads/2024/01/PPC-Musica-Presencial-2019-Homologado-em-22.12.2023.pdf