História

O Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire iniciou suas atividades em 1989 após sua criação em 22 de dezembro de 1988, através da portaria nº 484/88-GR e resolução nº 12189 – CONSUNI, tendo seu primeiro regimento aprovado pela resolução 05/94-CONSUNI em 22/11/1994. Nasceu a partir da necessidade de divulgar e preservar a cultura musical, tanto popular quanto erudita, desenvolvendo diversas atividades que envolvem ensino, produções artísticas e o incentivo ao crescimento musical de seus alunos.

Antes de sua criação já existia uma atividade musical na Universidade representada pelo seu grupo de maior referência, o Coral UERN, formado por professores, técnicos administrativos e alunos da Instituição.

Na intenção de capacitar melhor os coralistas, surgiu a ideia de criar o Conservatório de Música que muito veio a contribuir para a formação musical, não só dos coralistas, mas também de muitos interessados que formaram as primeiras turmas até os dias atuais. Veio propiciar também a criação do curso de graduação em Música da UERN, em 2004, sendo a primeira Licenciatura em Música do Estado do Rio Grande do Norte.

Diversos projetos importantes surgiram, como o “Música nas Igrejas”, “Música é Saúde”, através do Coral Oficina, coordenado pela professora Nara Vasconcelos e “Chorando na Praça”, desenvolvido pelo Grupo de Chorinho, coordenado pelo então Diretor João Lima Rocha Neto, um dos fundadores do Conservatório.

Posteriormente, em 2017, a Resolução 39/2017 CONSEPE, transforma o Conservatório em Escola de Extensão, permanecendo o nome da homenageada, professora D’alva Stella Nogueira Freire. A Resolução 40/2017 aprova o novo Regimento da Escola.

Atualmente a Escola de Música atende, em média, trezentos e cinquenta alunos, com idade mínima de 8 anos para o ingresso, advindos de diferentes contextos sociais, grupos, religiões, escolaridade e profissões, predominando estudantes de nível fundamental e médio.