Projeto Pedagógica do Curso
Competências e habilidades a serem desenvolvidas:
Conforme os princípios gerais que delineiam o perfil do profissional do Curso de Letras – Língua Portuguesa, já esboçado no item anterior deste Projeto, o graduando de Letras – Língua Portuguesa deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela. Neste sentido, visando à formação de profissionais, entre outras atividades, o referido Curso de Letras – Língua Portuguesa deve contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
1. Domínio dos usos da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos nos seus diversos registros;
2. Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico,social, histórico, cultural, político, ideológico e educacional;
3. Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
4. Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mundo do trabalho;
5. Compreensão dos papéis e funções da língua em si mesma e no seio da vida social e simbólica;
6. Reflexão e compreensão dos usos da linguagem em diferentes contextos socioculturais;
7. Domínio dos conteúdos que são objeto do processo ensino-aprendizagem nos níveis de ensino fundamental e médio;
8. Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
No que diz respeito aos princípios formativos que norteiam a presente proposta pedagógica do Curso de Letras – Língua Portuguesa, cabe ressaltar que as competências e habilidades gerais e específicas foram pensadas tendo em vista o perfil acadêmico e profissional exigido em uma sociedade multicultural e dinâmica.
Esta visão segue as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio que preconizam certas atitudes e perspectivas no ensino de Língua Portuguesa calcadas na dimensão da pesquisa, no desenvolvimento do senso crítico e na habilidade de aprender, criar e formular objetivando a busca, seleção e análise dos temas ou conteúdos programáticos, para além do exercício mecânico de memorização de informações. Dessa forma, as competências e habilidades que norteiam a prática do professor de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio devem ser enfatizadas e desenvolvidas na formação do professor, de modo a qualificá-lo para atuar de forma embasada diante dos novos paradigmas e enfrentamentos da educação no Brasil.
Na intenção de sintonizar a proposta pedagógica do Curso de Letras – Língua Portuguesa com as diretrizes curriculares nacionais, as habilidades e competências desenvolvidas no curso de Letras – Língua Portuguesa foram instituídas a partir dos seguintes princípios e fundamentos:
1. Visão de ensino que preze a aprendizagem do aluno, o que implica o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a dimensão teórico-prática e os procedimentos didáticos necessários;
2. A ideia do professor pesquisador, enquanto sujeito ativo no processo social e cultural de ensino-aprendizagem, ciente da necessidade de atualizar-se diante da produção de conhecimento em sua área, como forma de orientar sua prática em sala de aula;
3. O reconhecimento da heterogeneidade social, cultural e histórica dos atores do processo de ensino-aprendizagem;
4. O desenvolvimento de atividades de enriquecimento cultural que favoreçam a elaboração de projetos multidisciplinares com conteúdos curriculares que excedam o espaço da sala de aula, como condição de realização de uma prática reflexiva orientada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão;
5. O uso das novas tecnologias, das mídias e metodologias de ensino, além de estratégias e materiais de apoio inovadores, como forma de dinamizar as práticas em sala de aula no trabalho com as diversas manifestações da linguagem;
6. O fortalecimento do hábito da colaboração e do trabalho em equipe, imprescindíveis na formação e na prática docente.
Perfil do profissional a Ser Formado:
Ao concluir a graduação em Letras – Língua Portuguesa, o egresso deve ser capaz de fazer uso das linguagens escritas e não verbais na articulação entre as expressões linguísticas e literárias com os sistemas para os quais os recursos expressivos da linguagem são significativos.
Embasados nesses propósitos, delineamos o reordenamento do Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa de modo a possibilitar aos alunos uma formação sólida, a fim de ingressarem no mundo do trabalho, demonstrando as seguintes qualificações:
1. Capacidade de organização e de expressão da língua culta em situações formais, bem como da utilização de outras variedades linguísticas nos diversos contextos de uso comunicativo da língua;
2. Conhecimento das teorias que explicam os diferentes níveis de descrição da língua (fonológico, morfossintático, semântico e pragmático);
3. Conhecimento de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas e dos vários níveis e registros de linguagem;
4. Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa;
5. Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, incluindo problemas de ensino da língua materna, à luz de diferentes teorias que fundamentam as investigações de língua e linguagem;
6. Capacidade para ler e analisar obras literárias escritas em língua portuguesa nas diferentes estéticas e escolas;
7. Capacidade para atuar nas áreas de ensino, pesquisa, tradução e consultoria;
8. Capacidade para desempenhar o papel de professor multiplicador na formação de leitores críticos, intérpretes e produtores de textos em diferentes gêneros discursivos, a fim de desenvolver nos aprendizes habilidades linguísticas, culturais e estéticas;
9. Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área, auxiliado pelas novas tecnologias.