Apresentação
A Faculdade de Letras e Artes (Fala) teve sua origem em 1965, quando o Decreto Municipal nº 47-B/65, de 13 de dezembro de 1965, criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró, agregando quatro cursos: Pedagogia, Letras, História e Ciências Sociais. Através da Portaria nº 01/68, de 7 de outubro de 1968, essa faculdade foi desmembrada, dando origem à Faculdade de Educação, com o curso de Pedagogia, ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), com os cursos de História, Geografia, Ciências Sociais e Direito, e ao Instituto de Letras e Artes (ILA), com o curso de Letras.
Em 1993 a Universidade foi reconhecida pelo Ministério da Educação, através do Parecer nº 277/93, de 4 de maio de 1993, homologada pelo Ministro da Educação e do Desporto, Portaria nº 874/93, de 17 de junho de 1993. Assim, a estrutura acadêmica é padronizada em torno da unidade faculdade, deixando o ILA de existir e transformando-se em Faculdade de Letras e Artes (Fala).
O Curso de Letras foi reconhecido pelo Decreto nº 71.406 – CFE, de 20 de novembro de 1972, e dividia-se em três habilitações: Língua Portuguesa e Língua Inglesa, criadas pela Resolução nº 15/1994 – CONSEPE, de 10 de agosto de 1994, e Língua Espanhola, criada pela Resolução nº 22/1999 – CONSEPE, de 12 de Agosto de 1999. Em 2012, foi proposta a criação de um Projeto Pedagógico de Curso – PPC para cada curso, deixando-se de usar o termo “habilitação”. A compreensão foi a de que existem três cursos específicos, cada um com suas singularidades. Assim, em 2014, as Resoluções nº 15, 16 e 85, do CONSEPE, aprovaram, respectivamente, os PPC dos Cursos de Letras Língua Espanhola, Letras Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa.
Em 2003, a FALA passou a ofertar, através do Departamento de Artes – Dart, o Curso de Licenciatura em Música, criado por meio da Resolução Nº 40/2003 – CONSEPE, de 28 de novembro de 2003. Em julho de 2004, o curso foi consolidado com a realização do Concurso Público para Docentes Efetivos e, em outubro do mesmo ano, deu-se início ao seu primeiro semestre letivo. Posteriormente, o curso obteve seu reconhecimento através do Decreto nº 21.117 – CEE/RN, de 24 de abril de 2009.
Atualmente, a FALA está organizada em três departamentos: Departamento de Letras Vernáculas – DLV, Departamento de Letras Estrangeiras – DLE e o Departamento de Artes – Dart.
Além dos Cursos de Graduação, a FALA oferta cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu e Stricto-Sensu, em nível de mestrado, vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCLe ao Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino, este em parceria com a UFERSA e o IFRN.
Objetivos dos nossos cursos
Música
Formar professores para o ensino de música, habilitando-os para a atuação em escolas de educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem da música.
Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola)
Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.