EDITAIS: LINK PARA A PÁGINA DA PROEX
CONSULTA DE PROJETOS: LINK PARA SIGPROJ
NATAÇÃO PARA ESCOLAS PÚBLICAS – EDIÇÃO 2025
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7102.55.646.04092024
DE: 03/02/2025 à 19/12/2025
COORDENADOR(A)
Adalberto Veronese da Costa
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
Este projeto vinculado ao Programa Nadar Mais da UERN tem por objetivo oferecer aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes de escolas públicas de Mossoró e região. Serão oferecidas 150 vagas para pessoas a partir dos 8 anos de idade nos turnos matutino e vespertino com uma metodologia de divisão de turmas por níveis de aprendizagem. Trata-se de um projeto social de massificação da natação no Estado do Rio Grande do Norte através de aulas para a comunidade envolvendo crianças e adolescentes, especialmente para aquelas com família que estão em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Portanto, acredita-se que a natação pode ser um caminho para a formação cidadã revelando não apenas campeões no esporte mas principalmente vencedores dos desafios do dia a dia.
PÚBLICO-ALVO
Este projeto tem como público alvo crianças e adolescentes de escolas públicas de Mossoró e região para proporcioná-los a pratica da natação.
ESPORTE NA UERN
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7247.55.5057.04092024
DE: 03/02/2025 à 12/12/2025
COORDENADOR(A)
Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
A prática de esportes é uma atividade relevante para todos, especialmente para jovens em período acadêmico ou pós formação de nível superior, visto que proporcionam melhorias na qualidade de vida por meio dos diversos benefícios nos aspectos físico, mental, social e afetivo como: prevenção de doenças crônicas, melhora da autoestima, aumento da concentração, controle da ansiedade, depressão estresse e insônia, aumento da satisfação e disposição para a realização de atividades cotidianas intelectuais, dentre outros. O objetivo principal do projeto é promover a prática do esporte, através do desenvolvimento de diferentes modalidades esportivas, com caráter socioeducativo, fundamentado na participação, na formação e possível alto rendimento, tendo em vista a valorização humana, melhoria da saúde, promoção social, esportiva e melhoria da qualidade de vida. O projeto será desenvolvido com aulas das modalidades esportivas, com duração de 50 minutos, onde os participantes serão acompanhadas por uma equipe formada por alunos do curso de Educação Física e coordenadores profissionais de Educação Física da UERN. O universo do atendido será formado por até 300 adultos de ambos os sexos que se encontrem na faixa etária entre 18 anos em diante. A equipe de execução fará reuniões periódicas de avaliação onde serão identificados e analisados aspectos positivos e negativos na organização e no planejamento, estabelecendo estratégias para um bom funcionamento do Projeto. Serão avaliados como indicadores: nível de atividade física, bem-estar e motivação a prática de esporte, além das aptidões físicas: força, flexibilidade, resistência e potência de membros inferiores e superiores.
PÚBLICO-ALVO
Discentes Atléticas Professores Servidores Egressos Comunidade Geral
SUPERAÇÃO, ESPORTE, DEFICIÊNCIA
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7107.55.2721.01092024
DE: 03/02/2025 à 03/02/2027
COORDENADOR(A)
Maria Irany Knackfuss
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O desenvolvimento do esporte paralímpico nacional e internacional tem estimulado uma maior participação de pessoas com as mais diversas deficiências, em praticar atividades esportivas, promovendo inúmeros benefícios para a saúde intelectual e física. A prática esportiva é uma forma de interação social, de ultrapassar limites e consequente melhora da autoestima e posicionamento da pessoa com deficiência na sociedade. Objetiva-se no Programa Superação, Esporte, Deficiência, oportunizar a participação de pessoas com deficiência (visual, física, intelectual, múltiplas) das cidades de Mossoró, Pau dos Ferros/RN e cidades circunvizinhas, de ambos os sexos, de qualquer faixa etária, em atividades esportivas, traçando uma conduta capaz de assegurar o bem-estar dos participantes através de mudanças no estilo de vida. O projeto será desenvolvido através de modalidades esportivas (parabadminton, futebol de cegos, natação, halterofilismo, ofertadas no Campus Central Mossoró e Campus Avançado de Pau dos Ferros), sendo os participantes submetidos a exames clínicos(médicos e laboratoriais), físicos, antropométricos, psicológicos e nutricionais, de 3 em 3 meses para acompanhar o estado de saúde dos mesmos. Como atividades complementares, serão realizadas, capacitações, palestras educativas e de conscientização com o público envolvido.
PÚBLICO-ALVO
Estima-se que o público-alvo a ser atendido nas modalidades esportivas do Programa Superação, Esporte, Deficiência, será de aproximadamente 320 pessoas com deficiência (visual, física, intelectual, múltiplas), de ambos os sexos, de qualquer faixa etária, pertencentes à comunidade externa, atendidas nas escolas e diferentes ONG’s da cidade de Mossoró, Pau dos Ferros e regiões circunvizinhas como também alunos de graduação e pós-graduação atendidas pelo DAIN/UERN, envolvendo docentes e alunos da UERN como também fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos, da cidade de Mossoró -RN.
NATAÇÃO: DA APRENDIZAGEM AO TREINAMENTO
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7318.55.646.04092024
DE: 03/02/2025 à 19/12/2025
COORDENADOR(A)
Adalberto Veronese da Costa
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
Este projeto vinculado ao Programa Nadar Mais da UERN tem por objetivo oferecer a comunidade interna e externa, aulas de natação para todas as idades a partir dos oito anos, para diferentes níveis de aprendizagem e para grupos especiais. As aulas ocorrerão de terça a sexta, em três turnos em turma subdividias nos seguintes níveis: dois dias (iniciantes), dois dias (intermediária) e quatro dias (avançado). A metodologia de trabalho deste projeto volta-se para o trabalho com crianças e adultos no mesmo horário e graças ao auxilio de alunos bolsistas para desenvolver o mesmo conteúdo por nível de aprendizagem porém com estratégias para cada faixa etária. Esta proposta vem contribuindo na massificação deste esporte permitindo que a comunidade tenha esta opção para fins de saúde e de performance.
PÚBLICO-ALVO
Professores, Técnicos Administrativos, Alunos da UERN, Comunidade em Geral.
MOVIMENTE
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7207.55.689.04092024
DE: 03/02/2025 à 12/12/2025
COORDENADOR(A)
Edson Fonseca Pinto
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O objetivo desse projeto de extensão é ofertar programas de exercícios físicos para 2 grupos, Grupo 1 – programa de telerreabiltação baseado em exercícios físicos para grupos especiais (Hipertensos, diabéticos, obesos, cardiopatas, idosos, pós-covid e etc.); Grupo 2 – consultoria nas práticas de exercícios físicos (Caminhada, Corrida, Ciclismo e ou Musculação). Trata-se de um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e PROGEP que contará com o (apoio dos cursos de Enfermagem, Comunicação e Medicina) Grupo Telerreabilitação (GT) realizarão através do processo de telerreabiltação (síncrono) exercícios multicomponentes (Exercícios aeróbicos, de fortalecimento muscular, equilíbrio e treinamento de músculo Inspiratórios), neste grupo para aumentar os níveis de segurança da prática dos exercícios, será necessário além da autorização médica a coleta dos dados referente a evolução clínica da doença, histórico médico pessoal de doenças pré-existentes, uso de medicamentos, nível de atividade física, (qualidade de vida, estado funcional, antropometria e composição corporal, equilíbrio funcional, variáveis do teste cardiopulmonar de esforço, distância do teste de caminhada de 6 minutos, força isométrica de preensão manual, resistência muscular localizada, força muscular respiratória, Grupo Consultoria (GC) será criado grupos (WhatsApp e Telegram) para compartilhamento de atividades (metas semanais) e desafios (Ex. Maratona online), esses grupos receberão folhetos educativos, vídeos, lives (quinzenais) e materiais explicativos sobre os exercícios (Caminhada, Corrida, Ciclismo e ou Musculação) a fim de minimizar os riscos de lesões, sobrecarga e melhorar sua performance afim de atingir de forma mais célere e saudável seus objetivos, os participantes serão submetidos à exames Clínicos (médicos e laboratoriais).
PÚBLICO-ALVO
Estima-se que o público-alvo a ser atendido no projeto MoviMento, será de aproximadamente 160 pessoas entre indivíduos saudáveis e com agravos a saúde (Pós-covid, idosos, obesos, hipertensos, diabéticos e etc), de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 70 anos, comunidade interna (professores, alunos de graduação, pós-graduação e funcionários), e comunidade externa da UERN.
PROJETO INCORPORARTE: ENLACES EM DANÇA – GRUDUM
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7221.55.5503.03092024
DE: 03/02/2025 à 20/12/2025
COORDENADOR(A)
Luiz Felipe Ferreira da Rocha Freitas
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
A trajetória da dança está intimamente relacionada ao corpo, uma vez que é por meio dele que ela acontece, e é esse corpo, que é atravessado por inúmeras mudanças e compreensões, que demarca decisivamente o percurso dançante. Entendemos o corpo e a dança como linguagem, e ao mesmo tempo, dança e linguagem emergem do corpo em movimento. O Projeto InCorporArte trata a dança enquanto possibilidade de desvelar as subjetividades dos envolvidos com ela, nas sensações, percepções e reflexões sobre essa existência consciente de si e do mundo, de suas relações. Na compreensão da importância da dança na formação humana como experiência cultural, estética, educativa e artística, este projeto propõe ressignificar o olhar da comunidade interna e externa à UERN quanto a valorização da dança no apreciar e vivenciar, partindo de ações que fomentem o pensar e o sentir a dança na Universidade. Para tal, nos apoiaremos na Pesquisa-ação com o intuito de gerar novas perspectivas sobre a dança na UERN, por meio de ações, tais como: organização de eventos acadêmicos, reuniões de grupo de estudo sobre dança, apresentações de trabalhos em eventos científicos, criação e oferta de cursos/oficinas de capacitação, apresentação de performances artísticas e outras. Espera-se que ao término do Projeto, possamos identificar uma maior valorização da dança na UERN, viabilizada pelas múltiplas possibilidades do vivenciar e apreciar a dança. Essa ação será desenvolvida em parceria com a Diretoria de Educação e Artes –DECA.
PÚBLICO-ALVO
Sujeitos envolvidos ou que desejam se envolver com a dança enquanto espaço de atuação profissional e pesquisa na cidade de Mossoró/RN, abrangendo os municípios circunvizinhos.
ESCOLA EM MOVIMENTO
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7140.55.2666.02092024
DE: 03/02/2025 à 03/12/2025
COORDENADOR(A)
Glycia Melo de Oliveira Silva
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O Projeto “Escola em Movimento” pretende desenvolver oficinas de diferentes manifestações da Cultura de Movimento para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais do município de Mossoró. A culminância do projeto, no formato de evento pedagógico, ocorrerá na segunda metade de cada semestre, oferencendo práticas corporais com conteúdos e metodologia pertinentes à faixa etária dos estudantes. As oficinas serão ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física, sendo supervisionados pela coordenadora do Projeto. Será realizado um rodízio de atividades, o que possibilitará cada aluno/participante da escola contemplar mais de uma prática corporal por turno. Dessa forma, o Projeto contemplará três fases imprescindíveis ao exercício docente: 1)planejamento e organização das oficinas; 2)a realização das oficinas; 3)a reflexão e discussão do trabalho realizado. Nesse sentido, este projeto também tem o intuito de proporcionar o contato do acadêmico(a) com campo de atuação profissional docente, em especial, a regência de aulas destinadas a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. O Projeto oportunizará a vivência corporal de alunos do Ensino básico público de forma democrática, diversificada e atratativa, valorizando o aprendizado de conhecimentos do saber-fazer, mas também àqueles oriundos da aprendizagem da convivência. Além disso, o projeto instiga o aluno acadêmico do curso de Educação Física refletir e discutir sobre situações pedagógicas inerentes ao ensino- aprendizagem, analisando limites e potencialidades do contexto de ensino em que está intervindo. É uma oportunidade para familiarizar-se com a prática da elaboração e aplicação de aulas na Educação Física, estabelecendo diálogo entre os conhecimentos conceituais e os procedimentais.
PÚBLICO-ALVO
O público alvo a ser atendido pelo Projeto “Escola em Movimento”, será de aproximadamente 160 estudantes, matriculados em escolas públicas de Mossoró, na faixa etária de seis a quatorze anos de idade.
GAROTA(O) BOM DE BOLA DE BEM COM A SAÚDE E COM A ESCOLA
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 5917.20.2529.24112022
DE: 02/05/2023 à 02/05/2030
COORDENADOR(A)
Hideraldo Bezerra dos Santos
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O presente projeto visa viabilizar a prática de esporte em especifico Futsal na busca do desenvolvimento dessa modalidade no âmbito feminino e masculino, e desenvolver o índice de qualidade de vida dos praticantes. E contribuir com o público menos favorecidos na oportunidade de um aprendizado de qualidade baseado na ciência junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. em parceria com a Faculdade de Educação Física.
PÚBLICO-ALVO
Comunidade Universitária e a comunidade externa. escolares adolescentes e adultos, interessados na prática esportiva na busca da qualidade de vida. Separados por turmas de acordo com a faixa etária.
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE DELINEAMENTOS ESTATÍSTICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7161.55.2274.03092024
DE: 03/02/2025 à 12/12/2025
COORDENADOR(A)
João Batista da Silva
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
Essa proposta tem como objetivo assessorar profissionais da área da saúde na elaboração e planejamento de delineamentos estatísticos em diferentes tipos de estudos e pesquisas, sendo possível abranger profissionais de áreas afins, como da educação, na construção dos seus respectivos procedimentos estatísticos. Assim, esta ação será desenvolvida anualmente, com uma carga horária de 120 horas, distribuídas nos semestres 2025.1 e 2025.2, nos dias de segunda, quartas e sextas feiras, de forma virtual por meio do Hangouts, ou presencialmente, por meio do agendamento prévio junto a coordenação da ação pelo e-mail joaobatista@uern.br, que atenderá no LAPAFS (Laboratório de Avaliação da Aptidão física, Atividade física e da Saúde), na Faculdade de Educação Física, no campus central da UERN.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área da saúde e alunos de graduação e pós graduação da referida área de instituições de ensino superior, publicas e privadas, instituições Governamentais Federais, Estaduais e Municipais.
ACADEMIA DA CRIANÇA: UM ESPAÇO PARA ALFABETIZAÇÃO MOTORA
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7234.55.5057.03092024
DE: 03/02/2025 à 12/12/2025
COORDENADOR(A)
Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O projeto visa alfabetizar o movimento de crianças típicas e atípicas (com necessidades especiais) em um ambiente enriquecido, promovendo o desenvolvimento integral e a autonomia através da estimulação de atividades motoras diárias. As sessões de atividades motoras, com duração de 50 minutos, ocorrem duas vezes por semana e são conduzidas por discentes de Educação Física, com suporte de uma equipe multiprofissional, incluindo estudantes de pedagogia e fisioterapia. A ação tem relevância para a comunidade externa, funcionando desde 2012. A ação proporciona aos graduandos experiência em ensino, pesquisa e extensão, sob a coordenação de doutores do curso de Educação Física, que planejam e executam o projeto. Monitores, estagiários e voluntários colaboram no planejamento e execução das atividades motoras com as crianças. O projeto oferece 60 vagas para monitores (estudantes de Educação Física e áreas afins) e 60 vagas para crianças, organizadas em 12 turmas de 5 crianças cada, permitindo a participação de crianças de ambos os sexos, entre 3 a 10 anos, típicas ou atípicas. A distribuição das vagas é feita com base em critérios como perfil socioeconômico baixo e matrícula na rede pública de ensino. Espera-se que as crianças assíduas atinjam estágios de desenvolvimento infantil compatíveis com suas idades cronológicas ao final das intervenções.
PÚBLICO-ALVO
Estima-se que o público alvo a ser atendido pelo projeto será de 60 crianças da comunidade externa da UERN (sendo 05 crianças por turma), de ambos os sexos, na faixa etária de 3 a 10 anos de idade, sendo prioritárias as crianças com perfil socioeconômico baixo, matriculadas nas Escolas Municipais e assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas – AMOR – da cidade de Mossoró.
II SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS APLICADAS AO FUTEBOL
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7258.55.5489.03092024
DE: 03/07/2025 à 03/12/2025
COORDENADOR(A)
Marcelo Henrique Alves Ferreira da Silva
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
A preocupação com o campo de conhecimento em Educação Física está relacionada com a necessidade de oferecer aos estudantes e profissionais da área subsídios importantes que farão diferença na formação e qualificação profissional. Com o intuito de aprofundar e desenvolver conhecimentos em relação às evidências científicas da modalidade futebol, bem como, atualizar e qualificar estudantes de Educação Física e profissionais do esporte do Estado do Rio Grande do Norte (RN), promoveremos o ‘II Seminário de Ciências Aplicadas ao Futebol’. O referido evento trata-se da continuidade da ação extensionista do semestre 2024.2 (“Discutindo Futebol – Seminário em Ciências Aplicadas ao Futebol”). Na ação de extensão, II Seminário de Ciências Aplicadas ao Futebol, acontecerão palestras, oficinas e debates de diferentes temas específicos da modalidade, com renomados profissionais do futebol do Rio Grande do Norte. Além disso, serão apresentados e analisados trabalhos científicos construídos pelos estudantes envolvidos no evento e integrantes do Grupo de Estudo em Ciências Aplicadas ao Futebol – GECAF, projeto de ensino institucionalizado da FAEF (UERN). Por fim, esta ação de extensão atende as diretrizes específicas ao princípio constitucional referente à indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, e a interação entre a universidade e outros setores da sociedade. E ainda, a ação extensionista justifica-se por atender a necessidade de atualização e capacitação de alunos e professores de Educação Física, profissionais do esporte e demais envolvidos, no que concerne às evidências científicas do futebol e o desenvolvimento do futebol estadual.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da UERN, e de outras instituições; Profissionais de Educação Física e de áreas afins; Imprensa Esportiva do Rio Grande do Norte; Profissionais do Futebol do Rio Grande do Norte (Treinadores, atletas, dirigentes, gestores, etc), ex-atletas.
CLUBINHO DA REDE
PROTOCOLO DO SIGPROJ: 7345.55.2844.04092024
DE: 10/02/2025 à 10/12/2025
COORDENADOR(A)
Camila Ursulla Batista Carlos
RESUMO DA AÇÃO DE EXTENSÃO
O Projeto “Clubinho da rede” visa oportunizar práticas esportivas relacionadas às modalidades que têm a rede como critério comum. Essa escolha se dá inicialmente pela relação com a disciplina de Metodologia dos Esportes de Rede Divisória e Parede de Rebote ofertada no curso de Educação Física, mas se amplia ao tentar minimizar a pouca recorrência de oferta de práticas que também tem a raquete como elemento comum. Sendo assim, a ideia é oportunizar a vivência de modalidades como o Voleibol (indoor e de areia), o Badminton e o Beach tennis para aqueles e aquelas que desejem conhecer e se apropriar dos seus códigos gestuais, regras e especificidades, dilatando as possibilidades de práticas corporais e acessando os possíveis benefícios físicos e sociais oriundos desse estilo de vida, ampliando a cultura de movimento da região. As aulas deverão acontecer no âmbito da UERN, FAEF, mas também se estende para as escolas da rede pública de ensino e praças e/ou outros equipamentos públicos de esporte e lazer. O “Clubinho da rede” contará com aulas regulares e intervenções pedagógicas no formato de Festival, estes serão ministradas por acadêmicos/as do curso de Educação Física, sendo supervisionados pelos professores/as da Universidade. As aulas serão ofertadas em duas sessões semanais de 50 minutos para interessados/as e quantidade de vagas está vinculada à especificidade da modalidade escolhida. No formato de Festival será realizado um rodízio de atividades, o que possibilitará cada aluno (a)/participante vivenciar mais de uma prática corporal num formato de experimentação.
PÚBLICO-ALVO
O público alvo a ser atendido pelo Projeto “Clubinho da rede”, será de aproximadamente 30 alunos, por mês, matriculados entre as modalidades ofertadas. Duas vezes ao mês, o ‘Clubinho da rede’ irá ofertar seu Festival em parceria com outras instituições, oportunizando prioritariamente escolas da rede público de ensino.