Tendo iniciado suas atividades em 2004, a Faculdade de Ciências da Saúde oferece a graduação em Medicina. O Curso de Medicina da UERN visa a aplicação dos conhecimentos das ciências da saúde de forma contextualizada, com ênfase na saúde, método científico, apoiado, sobretudo, na prática médica clínica e no uso apropriado da tecnologia na solução dos problemas do processo saúde-doença, de forma hierarquizada, com ampla visão do ser humano, tendo como referência a assistência junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Deve propiciar e ter como meta que o médico egresso deve exercer as suas atividades com todo o rigor da ética médica, a fim de desenvolver o sentimento de respeito e de disponibilidade para sua profissão. Objetiva a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, prevenir e tratar a doença e reabilitar a incapacidade. O egresso deve se apoiar nos pilares para a educação do Século XXI: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser.
Assim, manter-se-á o objetivo de formar médicos com capacidade para compreender os indivíduos e as comunidades urbanas e rurais no campo da medicina e da vida e intervir em suas necessidades de saúde, visando a redução dos danos e ampliação da autonomia social. Deverá organizar e promover estudos e pesquisas voltados para temáticas que ensejem uma articulação interdisciplinar e multidisciplinar; refletir sobre a sociedade na qual irá atuar; buscar a sua formação continuada; manter vínculos de comunicação ainda que virtual com o aparelho formador, de modo a manter a prática avaliativa e de seguimento de egressos como procedimento contínuo de revisão de metas e correção de desvios para subsidiar revisão periódica do PPC.