EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Pedagógico do Curso – PPC

Projetos Pedagógicos

 

Objetivo do Curso:

Formar profissionais aptos a planejar e gerir a atividade turística, tanto na esfera pública como na esfera privada e no terceiro setor, embasados nos princípios de sustentabilidade, inovação e ética

Perfil do Formando:

Profissionais capazes e aptos a ter uma compreensão das questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais que se configuram na atividade turística, bem como habilitados para o planejamento e gestão dos vários segmentos de atuação do mercado turístico, tanto do setor público, do setor privado, bem como do terceiro setor, estando assim preparados para o desenvolvimento do turismo com ênfase no local, além de poderem atuar também na área da docência e pesquisa.

Campo de Atuação:

O egresso do curso de turismo pode atuar em alguns segmentos, dentre os quais podemos citar:
● Consultoria turística;
● Meios de hospedagem;
● Espaços de lazer e entretenimento;
● Agenciamento de viagens;
● Transportadoras turísticas;
● Eventos;
● Alimentos e bebidas;
● Marketing turístico;
● Planejamento e gestão de unidades de conservação;
● Planejamento e organização do turismo em empresas, órgãos públicos e terceiro setor;
● Instituições de formação acadêmica e de treinamento de recursos humanos.

Competências e habilidades do profissional formado:

Com base nas Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Turismo, aprovadas pela Resolução Nº 13, de 24 de novembro de 2006, os egressos do Curso de Turismo estarão aptos a apresentar as seguintes competências e habilidades:
a) Compreender as políticas nacionais e regionais de turismo;
b) Aplicar a metodologia do planejamento em planos, programas e projetos;
c) Planejar e operacionalizar de forma responsável o inventário turístico para detectar áreas novas e emergentes de negócios;
d) Compreender aspectos normativos que se referem à prática da atividade turística;
e) Planejar, executar e gerir projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
f) Selecionar, interpretar e avaliar informações, sejam elas: geográficas, políticas, históricas, culturais, de entretenimento, entre outras, considerando a complexidade do mundo globalizado;
g) Identificar, analisar e avaliar os reflexos provocados pela atividade turística em espaços e comunidades;
h) Dominar métodos e técnicas relacionados ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil de turista;
i) Aplicar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas;
j) Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos do mercado turístico;
k) Atuar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares, com flexibilidade e adaptabilidade diante de desafios organizacionais;
l) Interagir criativamente face aos diferentes contextos da sociedade;
m) Desenvolver habilidades com os recursos tecnológicos necessários para o desempenho da profissão;
n) Despertar a capacidade de comunicação interpessoal e relações humanas, com base nos princípios éticos;
o) Perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional acompanhando a evolução científica e tecnológica;
p) Desenvolver valores e atitudes de preservação, valorização e sustentabilidade do meio ambiente e seus recursos naturais