EN

ES

Search
Close this search box.

Laboratório de Estudos e Práticas Turísticas – LABTUR


APRESENTAÇÃO

Compreendendo que a Universidade está baseada na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e no intuito de fortalecer essa tríade, o Departamento de Turismo (DETUR) criou o Laboratório de Turismo (LABTUR), um espaço capaz de propiciar o exercício da Prática de Ensino de qualidade, uma vez que a utilização do referido espaço por parte dos acadêmicos, gera o enriquecimento e a dinamização das aulas ministradas, principalmente àquelas relacionadas às seguintes disciplinas: Agência de Viagens, Roteiros Turísticos, Gestão de Eventos, Estudos do Lazer, Planejamento e Organização do Turismo; bem como dar um maior suporte aos projetos extensionistas propostos pelos docentes do referido Curso.

Historicamente, o LABTUR foi planejado juntamente com a criação do Departamento de Turismo no ano de 2008, com discussões preliminares, possíveis premissas e perspectivas de ações, porém sua oficialização se deu apenas no ano de 2013, com a liberação de uma sala pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) ao DETUR. Com a viabilização da instalação física, foi realizado um resgate das atas departamentais, uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso e as orientações didático-pedagógicas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Turismo para se definir os objetivos, áreas de atuação e metas a serem seguidas nesse Laboratório, que foram submetidas e aprovadas em plenária departamental.

Entende-se que atividades desenvolvidas no laboratório contribuem imensamente para que os acadêmicos possam desenvolver as habilidades e competências necessárias, bem como aperfeiçoar seus currículos através da reorientação e reprogramação teórico-prática proporcionada pelo ambiente laboratorial, o que certamente reflete de forma positiva no exercício profissional dos mesmos, primando pelo desenvolvimento de uma postura solidária, responsável, crítica, criativa e inovadora, o que lhe garante uma posição de destaque na sociedade e no mercado vigente.


OBJETIVOS

Nesse sentido, o LABTUR tem como objetivo geral: oportunizar ao acadêmico do curso de graduação em turismo a vivência em atividades experimentais, aliando o conhecimento teórico à prática cotidiana da profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Promover a transdisciplinaridade no Curso;

b) Promover interação entre a comunidade e o Curso de Turismo;

c) Estabelecer parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor;

d) Capacitar o acadêmico para planejar, organizar, executar e avaliar eventos;

e) Inventariar a oferta turística dos municípios do Polo Costa Branca;

f) Elaborar diagnósticos e planos de turismo municipais;

g) Elaborar roteiros turísticos, organizado as viagens de campo;

h) Oferecer minicursos e palestras de formação profissional na área da gestão e turismo.

DIMENSÕES CONTEMPLATIVAS DO LABTUR

Partindo desses objetivos, a proposta do LABTUR contempla quatro divisões operacionais:

a) Divisão de Organização de Roteiros Turísticos;

b) Divisão de Eventos;

c) Divisão de Lazer; e

d) Divisão de Planejamento e Gestão do Turismo.

ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS

No tocante a “Divisão de Organização de Roteiros Turísticos”, a proposta se baseia em elaborar pacotes turísticos para a realização das viagens de campo do Curso e congressos acadêmicos; assessorar os passageiros durante a viagem; desenvolver e executar programas de viagens, através do planejamento e organização de viagens em grupos, respeitando as diversas motivações de sua viagem; intermediar os serviços de transporte, alojamento, alimentação e receptivo, através de reservas de serviços turísticos.

A “Divisão de Eventos” tem como base assessorar na organização de eventos e de cerimoniais protocolares para que assim possa trabalhar com práticas junto ao alunado. Além de trabalhar na elaboração de projetos de eventos e assessorar toda a fase de planejamento existente. Tais práticas proporcionam uma maior proximidade com as realidades mercadológicas o que possibilita ao aluno conhecimento técnico sobre o mercado de eventos.

Já a “Divisão de Lazer” tem como base assessorar e organizar os eventos do curso de Turismo, além de elaborar os projetos; elaborar instrumentos de controle e aplicações das técnicas necessárias em planejamento; realizar ruas de lazer; promover projetos e ações de lazer nas empresas; desenvolver estratégias para estabelecer os programas de ação para alcançar os objetivos propostos; organizar e gerir banco de dados; operacionalizar eventos; e, qualificar o mercado através do oferecimento de minicursos para a comunidade interna e externa a Universidade.

A quarta Divisão, intitulada “Planejamento e Gestão do Turismo” possui como responsabilidade inventariar e diagnosticar a oferta turística dos municípios; tabular e interpretar dados coletados; desenvolver projetos, programas e planos turísticos; elaborar instrumentos para coleta de dados, como questionários e formulários e todas as técnicas de pesquisa necessárias no campo de planejamento; estimular a capacitação profissional; gerir informações coletadas; incentivar que a imagem da localidade se relacione com a sustentabilidade e a qualidade dos serviços prestados; incluir e atualizar as informações no município no INVTUR; e oferecer minicursos e palestras na área da gestão do turismo.


PERSPECTIVAS DO DETUR/LABTUR

Ressalta-se que a perspectiva do Departamento de Turismo, em curto e médio prazo, também é oferecer as seguintes ações: desenvolver projetos de gestão, qualificação técnica e consultoria nas diferentes áreas da gestão hoteleira, bem como, em áreas correlatas, por exemplo, o setor de alimentos e bebidas (A&B).

Destaca-se que em todas essas divisões propostas pelo LABTUR podem-se estabelecer parcerias com entidades e empresas do trade local, bem como com instâncias públicas e do terceiro setor, sendo assim um canal de aproximação extramuros da Universidade, cumprindo seu papel com a Sociedade e seu entorno.

Dessa forma, o laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN auxilia os alunos a trabalhar um projeto coletivo, que oferte o caráter experimental na vivência do mercado de trabalho e facilite a escolha dos acadêmicos pelas áreas oferecidas nos demais projetos de estágio. Salientando que nesse espaço, há a real possibilidade do graduando do Curso de Turismo realizar o seu estágio, tanto curricular quanto extracurricular, para tanto, tais estágios não são remunerados.

GESTÃO DO LABTUR

Com relação à gestão do LABTUR, o mesmo está sob a coordenação do Chefe do Departamento do Curso de Turismo, porém todos os docentes podem desenvolver ações laboratoriais, após apresentar e ter aprovada sua proposta em plenária departamental.

  • Profº. Dr. Saulo Gomes Batista – Coord. do Lab. de Eventos
  • Profª. Dra. Salete Gonçalves – Coord. do Lab. de Lazer
  • Profª. Dra. Michele de Sousa – Coord. do Lab. Organização de Roteiros Turísticos
  • Profª. Dra. Rosa Maria Rodrigues Lopes – Coord. do Lab. de Planejamento e Gestão do Turismo

Profª Drª Michele de Sousa – Chefe do Departamento de Turismo