Laboratórios

1) Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Sociedade, Ambiente e Educação – LABEA

Coordenadora: Profª. Drª. Maria Betânia Ribeiro Torres – e-mail: betaniatorres@uern.br

Criado em 2013, a partir da necessidade de um espaço de identidade da Educação Ambiental dentro do Departamento de Gestão Ambiental/FACEM. Esta necessidade estava alicerçada nos projetos de pesquisa e extensão na temática da Educação Ambiental e das disciplinas concernentes à área temática. Mais recentemente, foi visto que a relação sociedade, educação e ambiente caberia mais na nomenclatura do LABEA devido à sua abrangência no desenvolvimento de suas atividades científicas.

Regimento

2) Laboratório de Tecnologias Sociais e Convivência com o Semiárido – LABTEC-SEMIÁRIDO

Coordenador: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Lima – e-mail: alexandrelima@uern.br

O Laboratório de Tecnologias Sociais para Convivência com o Semiárido (LABTECsemiárido) tem como propósito central constituir-se num espaço destinado a realização de estudos e pesquisas relacionados a implantação e avaliação de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido e Construção da Agroecologia. Nesse contexto, o LABTECsemiárido tem os seguintes objetivos: Estreitar relações com instituições públicas, empresas e ONG´S com atuação na região e que trabalhem com essa temática do semiárido e do bioma caatinga; fortalecer a temática da convivência com semiárido e da Agroecologia na UERN, e com isso, constituir-se num espaço para aprendizado institucional sobre tecnologias ambientais sustentáveis para o semiárido; captar fundos para realização de pesquisas sobre a temática da convivência; construir parceria com instituições públicas, com reconhecida competência na área da pesquisa sobre tecnologias sociais para convivência com o semiárido.

3) Laboratório de Ecologia Aplicada – LEA

Coordenadora: Profª. Drª. Márcia Regina Farias da Silva – e-mail: marciaregina@uern.br

Criado com o objetivo de desenvolver programas e projetos relativos à ecologia aplicada, sobretudo, em temáticas como: planejamento e gestão de recursos naturais, gestão de resíduos sólidos, vulnerabilidade socioambiental, bem como estudos que relacionem a interface: ambiente-sociedade (populações tradicionais, biodiversidade, etno-conhecimento, segurança alimentar, educação ambiental, turismo rural e de base comunitária, sustentabilidade socioambiental) e políticas públicas ambientais.

4) Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas – LECAP

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho – e-mail: rodrigocarvalho@uern.br

O LECAP foi criado para atender a um conjunto de projetos de pesquisa e extensão direcionados à análise ambiental integrada de ambientes de exceção, vulneráveis e com perfil para a preservação e/ou uso sustentável. Apesar de o foco dos estudos e serviços se concentrar no ambiente litorâneo, o LECAP também atua com pesquisas e projetos de extensão voltados à criação e gestão de unidades de conservação no Bioma Caatinga e em ambientes serranos.

5) Laboratório de Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais – NESAT

Coordenador: Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio  – e-mail: alfredogrigio@uern.br

O NESAT nasce com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas que possam contribuir para a observação permanente das transformações no âmbito das sociedades modernas e de como isso incide no Rio Grande do Norte, em particular no município de Mossoró e região. Ele é fruto da institucionalização de uma parceria entre o Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP/UFRN) e a Rede Observatório das Metrópoles.

6) Laboratório de Estudo e Pesquisa em Agroecologia e Meio Ambiente – LEPAMA

Coordenador: Prof. Dr. Roseano Medeiros da Silva – email: roseanomedeiros@uern.br

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Agroecologia e Meio Ambiente – LEPAMA é formado por uma equipe de de professores pesquisadores, bolsistas e alunos em geral de cursos de graduação em Gestão Ambiental. As principais atribuições do grupo envolvido nesse projeto será referente à extensão, produção acadêmico-científica de trabalhos relacionados ao planejamento e desenvolvimento da agroecologia local e regional, na perspectiva socioambiental. Este laboratório representa a possibilidade de preencher uma lacuna existente entre as comunidades rurais e empresas privadas, para aplicação de metodologias em gestão ambiental de qualidade e nesse sentido, incentivar a participação de professores e alunos em cursos, exposições e palestras para a comunidade, viabilizando atividades extra-curriculares relacionadas ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.