FACEM recepciona estudantes com café da manhã e apresenta a empresa júnior Lastro

Estudantes e servidores da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) foram recepcionados nesta segunda-feira, 14 de março, com um café da manhã de boas-vindas ao retorno das aulas presenciais. O momento marcou também a apresentação da Lastro Consultoria e Investimentos, empresa júnior fundada pelos estudantes de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O diretor da Facem, prof. Leovigildo Cavalcanti, deu as boas-vindas aos estudantes e apresentou os chefes de Departamento. Na ocasião, a professora Elizabeth Veiga foi homenageada com um quadro no mural de ex-diretores. Emocionada, a professora falou sobre a alegria desse reencontro com alunos e professores. “A Uern acaba sendo uma instituição que a gente estende muitos laços. Foi muito difícil ficar distante na pandemia”, afirmou Elizabeth.

Representando a reitora Cicília Maia, o subchefe de Gabinete, prof. Jandeson Dantas, ressaltou todo o trabalho da Universidade para possibilitar o retorno seguro das atividades presenciais. “Temos 98% de nossos estudantes imunizados e mais de 99% dos servidores também imunizados. Continuamos firmes seguindo os protocolos sanitários. Sejam todos bem-vindos e bem-vindas”, afirmou Jandeson.

O estudante Arthur Neo, diretor da Lastro, falou sobre a empresa que surgiu em setembro de 2021 e foi registrada em janeiro de 2022. O foco da empresa é fomentar a vivência empreendedora no âmbito acadêmico, aplicando os conhecimentos adquiridos em prol do desenvolvimento socioeconômico da região.

“No Brasil, infelizmente, a cada dez empresas abertas, oito fecham as portas em cinco anos. Muita gente busca o empreendedorismo como uma única alternativa e, sem muito conhecimento, acabam se frustrando e adquirindo dívidas, então a gente vai auxiliar esse empreendedor para que ele não corra mais esse risco”, explicou Arthur, comentando que o contato com a empresa pode ser feito pelas redes sociais (@lastro.ej) ou no escritório. A professora Genivalda Cordeiro é tutora da empresa.

Leovigildo Cavalcanti, diretor da Facem, ressalta que por meio da empresa júnior os estudantes podem aplicar na prática o que aprenderam na teoria, bem como entrar em contato com o mercado de trabalho. “No momento que eles tiverem contato com essas empresas, passam a mostrar o potencial deles. Temos uma empresa júnior de economia ambiental que já atua há dois anos, ambas serão integradas no sentido de dar ferramentas aos alunos da faculdade”, finalizou Leovigildo.