Apresentação

A Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró é a mais antiga faculdade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e sua criação e trajetória se confunde com a história da própria Universidade. A origem e história da FACEM é anterior à própria UERN, tendo sido instituída por meio da Resolução n.º 01/43 de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, esta a mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral.

A FACEM representou o marco inicial do sonho de alguns idealistas de dotar Mossoró de uma instituição de ensino superior, um grupo da União Caixeiral que somou–se a União Universitária Mossoroense, entidade fundada em 9 de julho de 1955, composta por universitários de Mossoró que estudavam em outras cidades e em outros estados. A entidade foi inicialmente presidida pelo advogado e professor mossoroense João Batista Cascudo Rodrigues, o qual veio a ser o primeiro reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN).

Como resultado dessas iniciativas surgiu, com a Lei Municipal n.º 41/63 de 5 de dezembro de 1963, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica (FUNCITEC) que, em 1968, foi transformada em Fundação Universidade Regional do Rio Grande do norte (FURRN). Depois da transformação da FUNCITEC em FURRN, o então governador do Rio Grande do Norte Monsenhor Walfredo Gurgel autorizou o seu funcionamento como Instituição de Ensino Superior (IES), através do Decreto Estadual n.º 5.025, de 14 de novembro de 1968.

Integravam, inicialmente a URRN, nos termos da Lei n.º 20/68, a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, além da Faculdade de Serviço Social de Mossoró, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.

A FACEM é atualmente uma das maiores e mais complexas faculdades da UERN, tendo sua estrutura constituída por cinco Departamentos Acadêmicos onde funcionam seis cursos: Administração (noturno), Ciências Contábeis (matutino e noturno), Ciências Econômicas (matutino e noturno), Gestão Ambiental (matutino), Curso de Graduação Tecnológica em Agroecologia (vinculado ao Departamento de Gestão Anbiental) e Turismo (matutino).

Com relação a capacidade de pessoal, os números da FACEM em 2021 revelam um corpo docente de 78 (setenta e Oito) professores, sendo 14 (quatorze) de Administração, 22 (vinte e dois) de Ciências Contábeis, 21 (vinte e um) de Economia, 12 (doze) de Gestão Ambiental e Graduação Tecnológica em Agroecologia, e (09) nove de Turismo. Quanto ao apoio administrativo a Faculdade conta com um total de 15 (quinze) técnicos administrativos, sendo 12 (doze) deles distribuídos pelos cinco departamentos e três lotados na Direção da Unidade. Já o seu corpo discente de graduação é constituído por um total de 824 (oitocentos e vinte e quatro estudantes regularmente matriculados em 2021.1, conforme números da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (DIRCA).

EQUIPE DA FACEM:

Diretor

Prof. Dr. Leovigildo Cavalcanti de Albuquerque Neto  (leovigildoneto@uern.br / Curriculo Lattes)

Secretário

TNS Adriano de Souza Carlos (adrianosouza@uern.br)

Técnicos Administrativos

TNS Sara Soares Bento Chacon (sarasoares@uern.br)

E-mail: facem@uern.br

Fone/Fax:  (84) 3315-2198