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FAQ – Perguntas e Respostas

 

 

 

 

 

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES – SIB -2024

 

QUAIS OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA ?

Cada Biblioteca que compõe as unidades do SIB tem seus horários diferenciados, saibam mais abaixo:

  • Bibliotecas Central e Setoriais dos Campi:  Segunda a sexta, 7h às 21h 50; 
  • Biblioteca Setorial da FAEN: Segunda a sexta, das 8h às 14h;
  • Biblioteca Setorial da FACS: Segunda a sexta, das 7h às 21h 50; 
  • Biblioteca Setorial de CAICÓ: Segunda a sexta, das 9h às 21h.

Atendimento virtual (WhatsApp) do SIB: Segunda a sexta, das 8h às 17h 30min. através do link de Serviços: https://linktr.ee/sibuern .

COMO FAZER MEU CADASTRO NO SIB/UERN ? 

É fácil. Se você possuir vínculo ativo com a UERN, basta preencher o formulário disponível no nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern ) e no Portal UERN > ADMNISTRATIVO/DIRETORIAS/DSIB > SERVIÇOS ON-LINE > CADASTRO DE USUÁRIO . 

  • Preencher o formulário (https://plataforma2125.de/formulario/cadastro
  • Anexar Certidão/declaração de vínculo e uma foto 3×4. 
  • Espere o retorno de confirmação de cadastro no e-mail declarado no formulário em até 24h (úteis);

OBS: Se você já é um usuário e necessita apenas renovar/ atualizar seu cadastro, dirija-se ao setor de atendimento da biblioteca munido de documento oficial com foto.

 

COMO FAZER MEU CADASTRO NA BIBLIOTECA VIRTUAL (BV) DA PEARSON ?

 

O cadastro dos alunos da graduação, pós e servidores  é através do  preenchimento do formulário disponível basta preencher o formulário disponível no nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern )  e no Portal UERN > ADMNISTRATIVO/DIRETORIAS/DSIB > SERVIÇOS ON-LINE > CADASTRO DE USUÁRIO

  • Preencher o formulário (https://plataforma2125.de/formulario/cadastro
  • Anexar Certidão/declaração de vínculo e uma foto 3×4. 
  • Espere o retorno de confirmação de cadastro no e-mail declarado no formulário em até 24h (úteis);

 

COMO SOLICITAR MEU NADA CONSTA NO SIB/UERN ? 

 

O Nada Consta é 𝗧𝗢𝗧𝗔𝗟𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗢𝗡-𝗟𝗜𝗡𝗘. 

O processo de emissão do Nada Consta se divide em duas etapas: Solicitação e Consulta para Download:

 

1) PARA SOLICITAR O NADA CONSTA – Preencher o formulário disponível no nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern ) ou e no Portal UERN > ADMINISTRATIVO/DIRETORIAS/DSB > SERVIÇOS ON-LINE > SOLICITAR NADA CONSTA. A partir daí o(a) Usuário(a) deve informar os dados obrigatórios, bem como escolher a biblioteca correspondente ao campus ao qual o usuário é vinculado.

 

2) PARA FAZER O DOWNLOAD DO NADA CONSTA – O usuário deve utilizar o código de verificação de acompanhamento do nada consta que foi gerado no momento da solicitação (e enviado por e-mail), ir no nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern) ou no Portal UERN > ADMINISTRATIVO/DIRETORIAS/DSIB > SERVIÇOS ON-LINE > CONSULTA DE NADA CONSTA > BAIXAR O DOCUMENTO EM PDF.

OBS: O preenchimento incorreto/incompleto das informações gera ao usuário a necessidade de fazer nova solicitação com as informações devidas.

 

QUAL O PRAZO PARA RECEBER O NADA CONSTA?

 

É estabelecido um prazo de até 01 (um) dia útil para emissão do documento. Na consulta o usuário acompanhará o processo de emissão, o qual informará se o documento está pendente, se foi aceito, ou negado, com a respectiva justificativa para negativa.

Quando do aceite, o documento fica disponível para fazer o download pelo usuário em formato PDF.

 

RECEBO NADA CONSTA POR E-MAIL?

O nada consta não chegará no e-mail do solicitante como antes. É de responsabilidade do usuário acompanhar o processo de emissão pelo código que só ele tem acesso dentro dos serviços onlines ofertados pelo SIB tanto no portal UERN, quanto no nosso link de serviços.

 

COMO FAÇO PARA PEGAR UM LIVRO EMPRESTADO, ATÉ QUANTOS LIVROS POSSO PEGAR, E QUAIS OS PRAZOS ? 

Se você já está cadastrado no SIB e não está cumprindo nenhuma sanção administrativa, basta escolher o material que deseja e se dirigir à nossa recepção. Você pode retirar até 03 livros por vez e pelo prazo de 14 dias (aluno de graduação e técnicos) e 21 dias (pós graduação e professores), prorrogável, desde que não haja reservas para o livro.

ATENÇÃO: Somente os livros que não possuem restrição (ex. 1) podem ser emprestados. 

 

A DEVOLUÇÃO PODE SER REALIZADA POR OUTRA PESSOA?

Sim, a devolução pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que seja na biblioteca que você realizou o empréstimo

 

POSSO RESERVAR UM LIVRO? 

Sim. Se o livro que você precisa está emprestado, você pode reservá-lo. O usuário de posse dele não poderá renovar e você terá até 48h para retirá-lo na Biblioteca quando o mesmo for devolvido.

 

POSSO RENOVAR MEUS EMPRÉSTIMOS ON-LINE? E QUANTAS VEZES POSSO RENOVÁ-LOS?

As renovações devem ser todas realizadas online pelo usuário no seu cadastro SIABI, ou no nosso atendimento on-line podendo renovar  até 9 vezes, dentro do prazo e que não tenha nenhuma reserva do exemplar. Se você atingiu o número de renovações, entre em contato conosco pelo atendimento on-line.

 

ATRASEI A DEVOLUÇÃO DO LIVRO, E AGORA ? 

Se você está com um material em atraso, entregue-o o mais rápido possível à Biblioteca, pois assim você evita sanções administrativas mais severas. O atraso leva a suspensão de serviços aos usuários, bloqueio do sistema de matrícula e impossibilita a expedição de documentos (Nada Consta), mantenha-se em dia com a Biblioteca e usufrua de todos os benefícios.

 

PERDI O LIVRO, E AGORA? 

Se você perdeu um livro da Biblioteca, o primeiro passo a ser feito é comunicar o fato, assim você evita ficar com a suspensão, em seguida você terá um prazo de até 30 dias para ressarci-lo em sua edição ou numa mais atualizada. Caso o livro não seja mais publicado e faça parte de uma publicação corrente, será estipulado o ressarcimento por outra obra de interesse da Biblioteca e com assunto similar ao extraviado, solicitar ao professor da área um documento oficializando a substituição.

 

COMO SOLICITAR A FICHA CATALOGRÁFICA DO MEU TCC?

O SIB disponibiliza on-line um módulo de elaboração e geração de Ficha Catalográfica. Pode ser acessado pelo nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern ) ou pelo Portal da UERN AQUI.

 

COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO MEU TCC?

Pode ser acessado pelo nosso Link de Serviços ( https://linktr.ee/sibuern ) ou no Portal UERN > ADMNISTRATIVO/DIRETORIAS/DSIB > GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA> Para ser devidamente preenchido e assinado pelo autor e orientador.

 

COMO FAÇO PARA PESQUISAR UM TCC (Monografia, dissertação …) ? Presencialmente ou pelo nosso Atendimento On-line pelo Link de Serviços

( https://linktr.ee/sibuern

 

ATENÇÃO: Os TCCs impressos só é possível realizar a consulta in loco.

 

POSSO LEVAR ALIMENTOS PARA BIBLIOTECA ? 

Não. Por medida de higiene e conservação do acervo permitimos apenas a entrada de água no interior da Biblioteca, já que migalhas, farelos, papéis de balas ou bebidas doces podem atrair insetos e estes levá-los ao acervo, provocando o seu deterioramento. O manuseio de livros onde esses insetos tenham passado também pode causar doenças. 

 

NÃO SOU DA UERN, POSSO USAR O ESPAÇO DA BIBLIOTECA E PEGAR LIVROS EMPRESTADOS ?

Sim, você pode usar sala de estudo, utilizar nossa rede wi-fi,  consultar ou ler um livro em nosso espaço. Porém, para realizar empréstimo é preciso ter cadastro no SIB (possui qualquer vínculo com a UERN).

 

ESTOU COM DÚVIDAS PARA NORMALIZAR E OBTER BIBLIOGRAFIAS PARA MEU TCC?

Em nossas Bibliotecas existe o serviço de informação e referências, que são orientações aos usuários para ajudar na pesquisa e na normalização do seu TCC,  dentre elas destacamos: 

  • Apoio às disciplinas que trabalham com elaboração de TCC;
  • Treinamentos e orientações para normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Orientações para utilização do portal de Periódicos da CAPES;
  • Orientações para utilização da Biblioteca Virtual;
  • Orientações para recuperar informações nos catálogos da biblioteca;
  • Orientações para seleção das fontes de informações de dados bibliográficos a serem pesquisadas.
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