Notícias

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebra mais uma conquista significativa, desta vez por meio da divulgação da Lista Oficial de Projetos Certificados pelo Selo ODS Educação 2023. 29 projetos da instituição também foram reconhecidos por seu dedicado comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando a Uern como um agente fundamental na promoção da educação sustentável.

A Diri foi contemplada com a certificação pelo projeto “Recursos Tecnológicos na Implementação de Ações de Internacionalização no Ensino Superior”. Este projeto se enquadra na categoria de Educação de Qualidade, demonstrando a excelência da Uern na promoção de práticas alinhadas com os ODS. Vale ressaltar que apenas dois projetos na área de Internacionalização foram certificados pelo referido edital.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são fruto de uma cooperação internacional entre os países. A cerimônia de certificação está programada para ocorrer em março, em São Paulo, onde 39 organizações, incluindo a Uern, serão homenageadas por atenderem a todos os critérios estabelecidos.

É importante ressaltar que esta é o segundo reconhecimento recebido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais em menos de dois meses. Em 17 de novembro de 2023, a Uern foi agraciada com o Prêmio de Internacionalização no Ranking de Universidades Empreendedoras, concedido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O projeto “Guarda-Chuva Tecnológico” foi o responsável por essa distinção, reconhecendo a iniciativa da Uern na internacionalização do ensino superior. A entrega do prêmio ocorreu em uma solene sessão na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o prêmio pelo projeto “Guarda-Chuva Tecnológico” foi concedido a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), com o apoio do Setor de Empreendedorismo da Agência Uern Inova. Este setor desempenhou um papel fundamental na promoção do edital, incentivando e organizando as propostas para participarem da seleção.

Esses reconhecimentos reforçam o compromisso da Uern com a construção de um futuro mais consciente e sustentável, destacando seu papel na promoção de uma educação alinhada aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os representantes da Diretoria se orgulham dessas conquistas e reafirmam seu comprometimento com a excelência, inovação e responsabilidade social visando uma internacionalização universitária cada vez mais efetiva.