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Perfil do Profissional

Espera-se que o Curso de Licenciatura em Filosofia forme profissionais docentes aptos a atuarem de forma ética, crítica e responsável em instituições de educação básica – ensino médio, legalmente amparadas. O curso constitui-se em espaço de questionamento, debates, experiências e desdobramentos teórico-práticos da área de filosofia e educação – ao mesmo tempo, tem como proposta ser uma síntese dos grandes problemas e desafios do homem do século XXI, o que poderá ser proporcionado pela Proposta Curricular do Curso, a qual apresenta uma postura interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento e de forma flexível insere a interação com o entorno político e social por meio de disciplinas teórico-práticas com embasamento psicológico, educacional, antropológico e sociológico, ético, linguístico e comunicacional. Evidencia-se que no interior de todas as áreas que compõem os três núcleos formativos de sua matriz curricular – obrigatoriamente – haverá o planejamento e a execução de experiências envolvendo situações didáticometodológicas contemplando a dimensão prática que atravessa toda a proposta curricular do Curso. O compromisso assumido por este Projeto é o de assegurar um corpo de profissionais qualificados e respeitados pelas atividades que desenvolverão, com capacidade de atuação competente em experiências de ensinar e aprender em situações contextualizadas na educação básica, legalmente amparadas, mediante o domínio teórico-prático e pedagógico dos diferentes temas com os quais desempenharão sua ação profissional docente. Alinha-se a essa finalidade e perfil formativo a formação continuada em nível de mestrado, tendo em vista a oferta do Curso de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO1 , o qual decorre dos esforços empreendidos pelos docentes do Curso2 de Filosofia do Campus Caicó, com a participação dos docentes dos Cursos de Filosofia do Campus Central/UERN/Mossoró e do Campus de Natal. Tal programa de pós-graduação é destinado a ofertar Curso de Mestrado a professores de Filosofia do Ensino Médio ou Fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O PROF-FILO se estrutura a partir de Núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior – IES que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso, coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Com início da primeira turma no ano de 2017, o Núcleo da UERN/Caicó já formou 17 estudantes mestres em Filosofia e conta atualmente com 15 alunos em seu corpo discente, oferecendo uma média de 12 vagas desde sua criação. Inicialmente, a pós-graduação esteve sob a coordenação do Prof. Dr. José Teixeira Neto (2017-2020) e, atualmente, tal função é exercida pela Profa. Dra. Maria Reilta Dantas Cirino (2020-2022). Além da compreensão da totalidade dos componentes curriculares, em suas dimensões teórica e prática e do uso funcional desses conhecimentos em experiências de situações contextualizadas, considera-se essencial que o processo de formação docente, numa área desse gênero, transforme o momento de aprendizagem numa busca crescente de conhecimentos, de estímulos, de mudança de posturas individuais e coletivas. Observando-se o que preceitua a LDB/96 em seu Título VI, Artigo 61, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para a Formação Inicial em Nível Superior de Professores para a Educação Básica (BRASIL, 2019), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – BNC-Formação e a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica – BNCC-Educação Básica, o Curso de Licenciatura em Filosofia de Caicó visa a formar profissionais para atuação em instituições da educação básica – ensino médio, legalmente amparadas, possibilitando, ainda, que as competências adquiridas possam capacitá-los para o exercício filosófico. Para isso, deve oferecer, aos discentes, oportunidades de aprendizagem mediante as quais eles possam construir seu percurso acadêmico, desenvolvendo as competências gerais e específicas definidas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – BNC-Formação. No intuito de oferecer aos discentes uma formação que concretize esses objetivos, pretende-se que a formação oferecida não só se volte para a capacitação em Filosofia e seu ensino, mas também contemple uma formação cultural geral necessária em História, Sociologia, Psicologia e Educação, indispensáveis para o exercício eficiente de sua profissão futura e para seu adequado desenvolvimento e contribuição social. Com efeito, cabe também ao Licenciado em Filosofia, levando em conta as competências desenvolvidas em seu processo formativo, mostrar o lugar e a importância da atividade filosófica na sociedade atual, não só no contexto da educação básica em que atuará, como também em todos os espaços de realização pessoal e coletiva, incluindo os contextos cultural, social, político e econômico. Assim formado, espera-se que o licenciado desenvolva competências filosóficas e didático-pedagógicas, gerais e específicas, capazes de contribuir com sua formação pessoal e seu preparo para atuar no ensino básico de modo a: promover experiências de ensino e aprendizagem; direcionar situações-problema envolvendo o ensino e a aprendizagem filosófica dos sujeitos de sua ação, mediante o processo de ação-reflexão-ação; desenvolver uma postura ética de cidadão comprometido com os problemas da atualidade; relacionar-se dialogicamente com os outros; desenvolver a destreza para formular, investigar adequadamente os problemas filosóficos e educacionais, científicos, políticos, humanos e sociais; estar disposto a atuar e buscar soluções de forma solidária e interdisciplinar; ter clareza e objetividade na comunicação de suas ideias e hábitos para identificar, estudar e acompanhar, de forma autônoma, as reflexões filosóficas atuais e os movimentos educacionais de políticas públicas, da legislação pertinente, de gestão, avaliação, projetos e programas educacionais, objetivando a reflexão sobre a prática docente. A especificidade da formação docente exige contemplar a coerência entre as experiências do processo de formação e o que será exigido dele como profissional. Tendo como eixo norteador os conceitos de “experiência” e “desenvolvimento de competências” para atuar no âmbito educacional, pretende-se formar um profissional capaz, não apenas de transmitir bem o vasto saber supostamente adquirido, inclusive de disciplinas afins – das Ciências Humanas como História ou Estudos Sociais, Sociologia, Política ou Antropologia, Psicologia, Artes e Estudo Religioso –, em nível de ensino básico, amparado legalmente, mas, principalmente, saber lidar de forma competente com problemas, contextualizando-os filosoficamente, e desenvolvendo a habilidade de repropor questões ao nível de raciocínio e grau de informação de seus educandos; articular a relação aprender e ensinar na perspectiva de um problema filosófico; manter uma relação dialógica com as diversas áreas do saber expressas nas várias disciplinas curriculares contribuindo para a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; coordenar discussões com educandos garantindo a pluralidade e o respeito que propiciam o movimento dialético das ideias em prol de um conhecimento novo e contextualizado; orientar leituras e questionamentos instigando e fomentando em cada indivíduo a necessidade e a responsabilidade do pensamento lógico, totalizante (no sentido de integral), ético e crítico sobre o sentido da sua existência, sobre a realidade que o cerca e sobre os problemas humanos historicamente determinados; analisar, direcionar e planejar situações didáticopedagógicas complexas identificando-as com os modelos teóricos estudados; adaptar e definir intervenções adequadas em que os conceitos filosóficos possam ser vivenciados e compartilhados de forma reflexiva contribuindo e promovendo a cidadania e ampliando as possibilidades do ensino de filosofia na educação básica. Mediante tais considerações, o Curso de Licenciatura em Filosofia do Campus Caicó visa, sobretudo, a:

a)formar profissionais docentes, tendo como núcleo central os preceitos da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), as experiências formativas e o desenvolvimento de competências por um processo contínuo e constante de ação-reflexão-ação, aplicado na resolução e direcionamento de situações-problema contextualizadas e, sempre que possível, em sintonia com as instituições educativas nas quais os futuros docentes irão exercer sua ação profissional;

b) fomentar junto aos formandos as competências profissionais gerais e específicas preconizadas pela BCN-Formação, mediante a articulação teórico-prática, em vista de contribuir, com base na formação filosófica recebida, para o bem das pessoas e da sociedade;

c) formar docentes em filosofia capazes de ler, interpretar, analisar, discutir e argumentar, a partir de uma posição filosófica, a respeito dos problemas fundamentais do homem, da sociedade, da história e da ciência, numa perspectiva interdisciplinar, sem esquecer de zelar por uma metodologia filosófico-pedagógica própria;

d) habilitar o profissional que se pretende formar a exercer o magistério na educação básica – Ensino Médio, na área de filosofia, além de capacitá-lo, pela abrangência do conhecimento supostamente proporcionado pela formação em filosofia e seu ensino, à elaboração de projetos, artigos, obras didáticas, cursos, conferências, centros de pesquisa e à assessoria no serviço público e nas entidades privadas.