Quadro Geral Conforme DCN/CNE/CP/2015 e o Parecer CNE/CP N. 2/2015
Modalidade de Componentes Curriculares | Carga Horária | Total de Créditos | |
Disciplinas Pedagógicas obrigatórias | 660h | 44 | |
Disciplinas Filosóficas Obrigatórias | 1.260 h | 84 | |
Disciplinas Filosóficas Optativas | 300h | 20 | |
Estágio Supervisionado | 405h | 27 | |
Prática como componente curricular | 405h | 27 | |
Total parcial | 3.030h | ||
Atividades Teórico-Práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos (as) estudantes |
200 h | ||
Total Final de C.H. | 3.230 h |
O Curso organiza-se através de 03(três) núcleos formativos baseando-se nas DCN/CNE/CP/2015 e o Parecer CNE/CP n. 02/2015, respectivamente, descritos a seguir:
a) Primeiro Núcleo Formativo: formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades
educacionais, envolvendo de forma multidimensional e interdisciplinar, conhecimentos e saberes específicos da área da filosofia e da pedagogia que favoreçam à ação docente no
contexto da educação básica, articulando para isso nos contextos das instituições educativas e da sociedade em geral, diagnósticos, pesquisas com utilização e desenvolvimento de variadas linguagens envolvendo problemáticas educacionais e da sociedade contemporânea;
b) Segundo Núcleo Formativo: aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo: investigação sobre processos educativos, organizacionais
e de gestão; legislação, avaliação, currículo, diversidade, memória, direitos humanos, cidadania, materiais didáticos, práticas inovadoras e utilização de mídias para o aperfeiçoamento e atuação na área educacional, entre outros, e;
c) Terceiro Núcleo Formativo: estudos integradores para enriquecimento curricular, compreendendo a participação efetiva em seminários e estudos curriculares, projetos de iniciação científica, iniciação à docência, residência docente, monitorias e extensão; atividades teórico-práticas articuladas entre os sistemas de ensino e instituições educativas visando à diversificação de estudos e experiências educativas.