EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PPC – Projeto Pedagógico do Curso

Perfil do profissional a ser formado

O Curso de Letras Língua Portuguesa do DLV/CAA, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e em conformidade com o Parecer CES 492/2001 (BRASIL, 2001, p. 30), estabelece como perfil para o profissional em formação que este seja preparado para lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, assim como consciente de sua inserção na sociedade, refletida em distintas interrelações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras precisater domínio do uso da língua ou das linguagens que seja(m) objeto de seus estudos, em termosde estrutura, funcionamento e manifestações socioculturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e diversidades culturais. Para tanto, precisa refletir teoricamente sobre a linguagem, fazer uso de novas tecnologias e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, articulando a pesquisa e a extensão com o ensino. O profissional de Letras necessita, ainda, refletir de forma crítica sobre temas e questões específicas relativas a conhecimentos linguísticos e literários.

Competências e habilidades a serem desenvolvias

De acordo com a Resolução nº 02/2019 – CNE/CP, os princípios gerais que delineiam o perfil do profissional do Curso de Graduação em Letras Língua Portuguesa do DLV, esboçado na seção anterior deste projeto, o graduado, na modalidade de licenciatura, precisa ser constituído por múltiplas competências e habilidades desenvolvidas durante sua formação acadêmica teórica e prática. Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da língua portuguesa para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos, entre outras atividades, o Curso contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • Domínio do uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de compreensão e produção de discursos.
  • Reflexão sobre a linguagem como atividade social, psicológica, educacional, histórica, cultural, política e ideológica.
  • Visão crítica das perspectivas teórico-metodológicas adotadas nas investigações dosestudos da linguagem, bem como da produção, circulação e recepção de diversos gêneros discursivos.
  • Conhecimento da dimensão estética da língua, da sua força expressiva por meio da linguagem literária.
  • Compreensão das funções sociais da língua como sistema e como práticas discursivas.
  • Conhecimento das novas tecnologias e desenvolvimento de práticas de leitura,compreensão e produção de hipertextos e de gêneros digitais.
  • Discussão de teorias/abordagens relativas à formação docente.
  • Análise de abordagens linguísticas e pedagógicas com vistas à construção de conhecimentos para atuar no ensino-aprendizagem da Educação Básica.
  • Envolvimento nas atividades de pesquisa, extensão e extracurriculares.

O resultado do processo de aprendizagem consiste na formação de profissional que, além da base específica  consolidada, esteja apto a atuar, inter e transdisciplinarmente, em áreas afins. Além disso, deve ter a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e interagir entre os diversos saberes que compõem a formação universitária em Língua Portuguesa. O profissional precisa, ainda, estar comprometido com a ética, com a responsabilidade socioeducacional e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deve ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional, de acordo com o Parecer CES 492/2001 (BRASIL, 2001, p. 30).

Projeto Pedagógico do curso: