EN

ES

Search
Close this search box.

Pesquisa

Respaldado na proposta contemporânea de formação de professores-pesquisadores crítico-reflexivos e em consonância com a política de pesquisa e pós-graduação da UERN, o Departamento de Letras Estrangeiras do CAA tem investido na formação de pesquisadores, discentes e docentes, através das seguintes iniciativas:

  1. a) incentivo para que os professores possam cursar pós-graduação stricto sensu;
  2. b) oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, na área de língua inglesa;
  3. c) criação de um grupo de pesquisa certificado no diretório do CNPq – ELADE (Estudos em Línguas Adicionais e Ensino) no qual se inserem os professores e alunos do departamento de acordo com as suas linhas de pesquisas e com os objetivos do curso, conforme o quadro abaixo:

 

ELADE – Estudos em Línguas Adicionais e Ensino

 

Área de conhecimento: Linguística/Letras – Língua Inglesa

Nome do primeiro líder: Antônio Gomes Diniz

E-mail do primeiro líder: antoniodiniz@uern.br

Nome do segundo líder: Leodecio Martins Varela

E-mail do segundo líder: leodeciomartins@uern.br

 

COMPOSIÇÃO DO GRUPO DE PESQUISA:

– PESQUISADORES

 

Antônio Gomes Diniz

Leodécio Martins Varela

Luís Alberto de Lima

E discentes interessados/as.

 

Motivados pela crescente procura por aprendizagem de Línguas Adicionais na sociedade em geral, pela internacionalização das Universidades e considerando a atual necessidade de aprofundar as pesquisas e produções científicas na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, propomos a criação do grupo de pesquisa Estudos em Línguas Adicionais e Ensino – ELADE, que tem como propósito desenvolver estudos sobre o ensino de línguas adicionais no âmbito da Linguística Aplicada, criando espaços de desenvolvimento profissional para professores formadores e alunos de graduação. Pretende-se criar um espaço para produção de textos acadêmicos sobre os aspectos estudados, de modo que essa produção possa dar suporte à participação de seus membros em eventos científicos. Pretende-se, ainda, produzir conhecimentos que possam contribuir para o aprimoramento dos processos de formação de professores através do estudo das questões de uso da língua, enfocando os seus aspectos didático-linguísticos (a pesquisa discente na formação do profissional reflexivo, estratégias de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas modalidades oral e escrita e suas relações com as práticas sociais, crenças de professores e alunos, construção de saberes docentes e da identidade profissional). Com isso, espera-se contribuir para o avanço das discussões em Linguística aplicada e envolver os alunos no processo de Iniciação Científica, com o intuito de contribuir para o aprimoramento da formação dos professores em serviço da região do Vale do Açu.

 

O grupo ELADE tem por OBJETIVOS:

  • Analisar problemas de uso da linguagem nas modalidades escrita e oral a partir de uma perspectiva sociointeracional e de um olhar voltado para ensino-aprendizagem de línguas adicionais no contexto do brasileiro.
  • Investigar questões relativas aos saberes e competências inerentes à formação inicial de professores de línguas adicionais da região do Vale do Açu.
  • Incentivar a pesquisa individual e fomentar condições para a pesquisa em grupo divulgando de forma sistemática a produção acadêmica através da participação em eventos científicos tanto no Estado do Rio Grande do Norte como no Brasil, estimulando a apresentação e a publicação de trabalhos de alunos e de docentes.
  • Organizar eventos científicos com o intuito de reunir pesquisadores de instituições regionais e nacionais, visando fomentar a interlocução acadêmica e contribuir para a o avanço das discussões em linguística aplicada sobre o ensino de línguas adicionais e a formação de professores.

 

LINHAS DE PESQUISA

Os projetos de pesquisa se agrupam em duas linhas de investigação: “Práticas discursivas e Ensino de Línguas Adicionais” e “Identidade e Formação de Professores”.

 

Linha 1: Práticas discursivas e Ensino de Línguas Adicionais

Investiga questões relacionadas às estratégias de ensino e aprendizagem de língua inglesa nas modalidades oral e escrita e suas relações com as práticas sociais, crenças de professores e alunos de língua inglesa e a participação discente na formação profissional através do seu envolvimento na pesquisa científica.

Linha 2: Identidade e Formação de Professores

Dedica-se ao estudo de questões relacionadas aos saberes docentes, à prática reflexiva e à construção da identidade profissional no contexto da formação inicial de professores de língua inglesa.

 

Convém destacar ainda que esse grupo de pesquisa constitui espaço de produção e divulgação científica dos docentes e se apresenta também como forma de incentivo ao envolvimento discente em atividades de pesquisa. Tal incentivo se traduz no apoio à participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Por meio dos editais do Programa, os pesquisadores do grupo vêm conquistando bolsas de iniciação científica para os alunos da graduação, bem como promovendo o envolvimento de alunos como voluntários nas pesquisas.

 

Além disso, as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo estimulam os pesquisadores a organizar eventos a fim de divulgarem seus trabalhos, como também proporcionarem aos graduandos o exercício da participação e divulgação de suas pesquisas. Por esse viés, de forma permanente os professores têm realizado eventos, a saber:

 

SEPROM– Seminário de projeto de monografia – Em sua décima quarta edição, o SEPROM é um evento acadêmico pensado para proporcionar aos alunos do sétimo período a possibilidade de apresentar a um professor leitor os projetos de pesquisas monográficas recém-elaborados no componente curricular Seminário de Monografia I. Contando com a presença do professor orientador e também do responsável pelo componente, o evento contribui para o aprimoramento da pesquisa através da discussão das sugestões de encaminhamentos teórico-metodológicos apresentados pelos debatedores. Sendo aberto à participação dos alunos de todos os períodos do curso, o SEPROM se destaca também por incentivar o envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa desde os períodos iniciais do curso.

 

SEDEM – Seminário de defesa de monografia do Curso de Letras – realizado anualmente, o SEDEM tem como objetivo tornar públicas as sessões de defesas de monografias de conclusão de curso. Desse modo, o evento destaca-se pela sua relevância acadêmica, profissional e social, pois possibilita que os conhecimentos produzidos pela pesquisa acadêmica sejam compartilhados com toda a comunidade educacional.

 

JOPEL – Jornada de Pesquisa em Letras, que objetiva divulgar e discutir as pesquisas realizadas por docentes e discentes vinculados ao Departamento de Letras Estrangeiras, ao Departamento de Letras Vernáculas e ao Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS do Campus Avançado de Açu, voltadas tanto aos Estudos Literários quanto aos Estudos Linguísticos. Com a iniciativa, espera-se congregar alunos de graduação e pós-graduação e contribuir para a formação destes a partir da exposição de temas relevantes para os estudos da linguagem.