Supervisão de Estágio do Curso | Contato | ||
Prof. Ms. Leodécio Martins Varela | leodeciomartins@uern.br |
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
- No tocante às atividades do estágio supervisionado de ensino, seguindo o que determinam as Resoluções 01, de 18.02.2002, e 02, de 19.02.2002, do CNE/CP, e a Resolução 06/2015, do CONSEPE/UERN, o graduado em Letras, cujo ingresso deu-se a partir de 2004.1, deverá integralizar, em sua carga horária total, 405 horas destinadas ao Estágio Supervisionado. Esse estágio dividido nos componentes Estágio Supervisionado I (5° período), Estágio Supervisionado II (6° período) e Estágio Supervisionado III (7º período), compreende 405 horas. As horas e atividades são distribuídas conforme a tabela abaixo:
- O Estágio Supervisionado I realiza inserção dos estudantes no contexto escolar nos níveis Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como visa à formação dos discentes para ter uma observação sensível em relação às atividades de docência. Esse momento também constitui, antes da observação de aula, que partes do processo de formação “alunos estagiários e professores” sentem e definem sobre o que observar, como observar e para que observar a aula do professor preceptor (colaborador) de estágio. A relação de ensino-aprendizagem deve ser dinâmica, isto é, dialógica na qual o professor mais experiente constrói com alunos estagiários em processo de formação inicial, o ensino, bem como aprendem de forma mútua e colaborativa. Busca capacitar os alunos de graduação, de modo que esses alunos tenham a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos na universidade e multiplicar esses conhecimentos na escola campo de estágio em nível de Ensino Fundamental II, na rede de ensino público de escolas da sede do Curso de Letras – Língua Inglesa.
- E Estágio Supervisionado II consiste da participação dos estudantes no ensino fundamental II e da elaboração de plano de ação didático-pedagógica para ser implementado em turmas de 6º a 9º ano. Os discentes estagiários participam do estágio supervisionado, cujo objetivo é realizar visita in loco à escola, através de ambientação na instituição de ensino; conhecer os espaços nos quais o ensino e a aprendizagem acontecem, bem como refletir acerca das condições existentes da educação escolar e/ou de infraestrutura.
- Ainda no estágio II, a partir da observação dos estudantes estagiários por meio de dados gerados/constituídos e interpretados à luz de teorias que tratam acerca do estágio curricular e de suas nuances na relação entre escolas parceiras e universidade. A observação consiste, segundo Oliveira (2015), na perspectiva do professor, “único” “[…] interessado em avançar na formação e o vislumbre […] a observação de aula como instrumento de avaliação essencial para a sua formação”. (p.255).
- Tem atingido as etapas de ambientação/observação e pensado o plano de ação pedagógica a partir de possíveis problemas e desafios no campo de estágio, implementa-se o planejamento a fim de atingir aos objetivos almejados no estágio II.
- No que se refere ao Estágio Supervisionado III, visto que o nível de conhecimento dos temas e conteúdos programáticos do ensino médio vão exigir dos estagiários maior domínio de competências e habilidades linguísticas da língua inglesa, os discentes estagiários precisam de maior prática de ensino no que diz respeito ao planejamento das atividades e execução do planejamento e de regência de sala de aula. Nessa etapa de estágio os alunos-professores chegam com maior conhecimento do estágio curricular, do ambiente em que os alunos aprendem, das relações interpessoais entre os atores sociais, dos documentos e diretrizes que regem o ensino de língua estrangeira. Dado o contexto escolar, nível de ensino e faixa etária dos alunos, a língua inglesa pode ser trabalhada visando ao desenvolvimento pessoal, cognitivo, intelectual e cultural do(a) estudante.
Outrossim, vislumbra-se o ensino-aprendizagem para fins de trabalho e de conhecimento do idioma como língua franca instrumento de comunicação mundial e de relações comerciais e de sociedade de novo conhecimento por meio das novas tecnologias e de mídias sociais, dos multiletramentos e textos multimodais. No ensino médio o estágio também objetiva foco no Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM, o qual, no seu conjunto de avaliações para aferir o conhecimento dos candidatos para ingresso às universidades, apresenta a prova de linguagens e suas novas tecnologias.
Competências/atribuições/encargos
- Em consonância com a Resolução 06/2015 – CONSEPE/UERN, a realização do Estágio Supervisionado obrigatório envolve:
- I – Coordenador Geral de Estágio – deverá ser eleito pelos membros do Fórum Integrado de Estágio e Licenciatura (FIEL), dentre professores que atuam como coordenadores e/ou supervisores acadêmicos de estágio, para mandato de 02 semestres letivos, podendo ser reconduzido ao cargo, uma vez consecutiva, por igual período, por deliberação do referido Fórum. As funções inerentes ao coordenador geral encontram-se descritas no Regimento do Curso, neste PPC.
- II – Coordenador de Estágio nas Unidades – deverá atuar como docente na UERN em um tempo mínimo de três anos. Este será escolhido pelos professores que estejam exercendo atividades de estágio e a indicação será homologada pelo CONSAD, para mandato de 02 semestres letivos, podendo ser reconduzido ao cargo por uma vez consecutiva, por igual período, por deliberação do CONSAD. Este terá uma carga horária semanal de até 8 horas para desenvolver as atividades que são inerentes, descritas no Regimento do Curso, neste PPC.
- III – Coordenador de Estágio por Curso – deverá ser um professor efetivo que atua como docente na UERN em um período mínimo de três anos, escolhido pelos professores que estejam exercendo atividades de estágio e a indicação será homologada pela Plenária Departamental, para mandato de 02 semestres letivos, podendo ser reconduzido ao cargo, uma vez consecutiva, por igual período, por deliberação da Plená Ele terá uma carga horária semanal de até 10 horas para desenvolver as atividades inerentes à função que exerce, descritas no Regimento do Curso, neste PPC.
- IV – Supervisor Acadêmico de Estágio – deverá pertencer ao quadro efetivo da instituição e ser licenciado na mesma área ou área afim, desde que desenvolva estudos no campo da formaçã Ele terá uma carga horária de até 12 horas semanais, podendo assumir 01 turma de estágio por semestre, exceto quando autorizado pela plenária departamental, para ministrar as orientações teórico-metodológicas e para acompanhamento de seus estagiários, conforme Resolução 30/2009-CONSEPE, desenvolvendo as atividades inerentes à sua função, descritas no Regimento do Curso deste PPC.
- V – Supervisor de Campo de Estágio – deve ser um profissional da área objeto de formação, lotado na instituição de realização do estágio, responsável, naquele local, pelo acompanhamento do aluno durante o desenvolvimento dessa atividade, cabendo a esse profissional desenvolver as atividades inerentes à sua função, descritas no Regimento do Curso, neste PPC.
- VI – Aluno Estagiário – é integrante do corpo discente, devidamente matriculado no componente curricular de estágio estabelecido pelo Projeto Pedagógico de Curso cujos direitos e deveres estão descritos no Regimento do Curso, neste PPC.
- Em relação às competências/atribuições/encargos, vale ressaltar que
- * Compete à Direção das Unidades fornecer a estrutura física adequada à realização das orientações teórico-metodológicas do Estágio Curricular Supervisionado, bem como viabilizar a operacionalização das atividades desenvolvidas pela coordenação;
- * Nenhum professor poderá acumular as funções de Coordenador de Estágio de Unidade, de Curso, ou Supervisor Acadêmico de Está
- * Todas as atribuições que envolvem o estágio, tanto coordenação quanto supervisão deverão ter caráter rotativo;
- * O componente Estágio Supervisionado obrigatório será ministrado em turmas de, no mínimo, 10 e, no máximo, de 12 alunos;
- * A distribuição dos alunos entre os professores deverá ser equitativa;
- * Quando o número de alunos matriculados não corresponder ao mínimo indicado, estabelecer-se-ão turmas que atendam ao número de alunos matriculados no componente curricular.
- Quando houver alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, a distribuição deve ser equivalente a 01 aluno por turma e supervisor de está