EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

HISTÓRIA – CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ
Código:  100620-0
Modalidade:  Licenciatura
Carga Horária Total: 3890 horas
Tempo do Curso: Entre 4,5 e 7 anos (máximo)
Correio Eletrônico: dhi_assu@uern.br
Chefe do Departamento:  Profº Dr. Rosenilson da Silva Santos
Subchefe do Departamento: Profª Dra. Andreza de Oliveira Andrade
Secretário:  TNM Esp. Romário Alexandre Ferreira da Silva

 

Objetivo do Curso:

O Curso de Licenciatura Plena em História tem por objetivo fundamental a formação de professores/as para o ensino da Educação Básica em História, partindo da necessidade de conhecimentos mais genéricos na sua área de saber, ou seja, o estudo das ciências humanas.

Objetivo Geral

Propiciar ao/a graduando/a, tanto no âmbito do ensino como da pesquisa, os fundamentos teóricos e metodológicos da História, formando-o/a numa compreensão do conhecimento com ênfase na investigação e no compromisso com a sociedade.

Objetivos Específicos

• Fortalecer a formação do/a professor/a com desempenho pedagógico fundamentado no conhecimento e na investigação voltados para a formação de cidadãos críticos;
• Ressaltar a importância da História como ciência integrada ao conjunto das Ciências Sociais, com as quais se relaciona de diferentes maneiras;
• Analisar criticamente o processo de desenvolvimento da sociedade, a qual impõe uma participação mais ativa do Curso de História no contexto Político, Econômico, Social Contemporâneo;
• Proporcionar ao profissional de História, embasamento teórico-metodológico que o qualifique para atividades de ensino e pesquisa, através da compreensão e interpretação dos fatos históricos;
• Permitir ao/a graduado/a em História um conhecimento que facilite a análise crítica, comparação e interpretação dos fatos do passado e do presente.

Perfil do Formando:

O/A profissional em história deve construir uma visão abrangente do mundo contemporâneo, numa perspectiva crítica e comprometida com a realidade social. Deverá ser um/a educador/a com conhecimento profundo e complexo de sua área de formação, para intervir no contexto social no qual está inserido. O/a profissional formado/a no curso de História da UERN deverá aliar ao domínio técnico (que inclui o conhecimento teórico, metodológico necessário à produção do conhecimento e a sua transmissão) a percepção de que ao ensinar e pesquisar História, ele/ela deve considerar os laços que associam o passado e o presente, não no sentido de uma continuidade linear, mas no sentido de que o passado é permanentemente apropriado, reescrito, esquecido ou enfatizado em função das lutas sociais travadas no presente.

Daí o interesse que esse/a profissional deve demonstrar a respeito das formas de escrita e transmissão de imagens do passado. É esse interesse que caracteriza, antes de tudo, o posicionamento crítico que esse/a historiador/a deve manter, seja na pesquisa, seja no ensino.

Tanto na pesquisa como no ensino, o/a profissional deve ter em mira a percepção da dinâmica do mundo contemporâneo, das diversidades, das tensões sociais, das mudanças e permanências na sociedade, fazendo da História uma disciplina que se liga diretamente à reflexão sobre as identidades sociais, ao reconhecimento das contradições e das tensões sociais, difundindo esse conhecimento através tanto da escola como do ensino informal.

Cabe, portanto ao/à profissional de História pesquisar e interpretar continuamente os acontecimentos passados e presentes, assim como as condições econômicas, culturais e sociais que lhes deram origem. Formar um/a profissional com uma visão de mundo moderna, numa perspectiva crítica e comprometida com a realidade social, com um perfil de educador/a detentor/a de um conhecimento profundo e reflexivo de sua área de formação, para intervir no contexto social no qual está inserido.

Esse/a profissional deve ter uma visão crítica, criativa e flexível do fenômeno social e do indivíduo como ser histórico. Como profissional de História, em qualquer atividade a que se dedique, deve possuir uma compreensão de totalidade do mundo em que estão inseridos os indivíduos, seja a personagem histórica, seja o/a estudante, situando-os/as como seres mergulhados na complexidade dos seus vínculos sociais, geográficos, políticos, psicológicos, artísticos e culturais.

Campo de Atuação:

  • Instituições de ensino fundamental, médio e superior.
  • O curso de História está voltado, sobretudo, para a área do ensino nos diferentes níveis de atuação docente. Neste sentido, os/as estudantes são preparados/as para uma prática pedagógica que extrapola o ensino factual, acumulativo de conteúdo e/ou restrito à sala de aula. O fazer histórico, que orienta os diferentes componentes da matriz curricular do curso de História, estimula o senso crítico dos/as discentes, a reflexão sobre a história-problema (BURKE, 1997; FEBVRE, 1989), relacionando teoria-prática e passado-presente (BLOCH, 2002).

 

Atribuições do profissional formado:

  • Na formação do/a licenciado/a em História, deverão predominar a formação sobre a informação, os instrumentos sobre o factual. De forma mais direta: as habilidades e competências sobre o conteúdo. Na verdade, o que se postula neste Projeto Pedagógico do Curso é a “competência questionadora reconstrutiva”. A noção de competência adotada aqui é aquela formulada por Perrenoud: “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”.