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Projetos de Extensão

Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, as discussões sobre Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem sido uma prática evidente no âmbito educacional em que as reflexões e ações se engajam num processo de consolidações de ações significativas nos contextos acadêmicos e sociais. Tem sido ampliados, cotidianamente, atingindo os seis Campi com os trabalhos realizados pela Diretoria de Ações Inclusivas – DAIN que tem, dia a dia, levado à efeito seus esforços quanto ao aprofundamento das referidas discussões e ações. O objetivo da ação destina-se atender a comunidade acadêmica e à sociedade em contexto local têm sido ampliados mirando a garantia do direito de todos os discentes, docentes técnicos administrativos, e comunidade. Nessa óptica, inserem-se os diferentes cursos de extensão realizados pela DAIN e nesse rol o Curso de Extensão: LIBRAS atendendo às demandas internas e externas. Aprender uma segunda língua corrobora com o desenvolvimento humano e profissional e alcança, sem dúvida, as instâncias e instituições que recebem pessoas com deficiência auditiva. Com esse entendimento a Diretoria de Ações Inclusivas – DAIN propõe cursos de extensão e, no caso deste projeto, o curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS níveis I e II, ambos tendo como lugar de realização a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Propõe uma carga horária mínima de 60h, distribuídas em um dia por semana, com duração de 4 horas/aula.

Curso de Extensão LEDOR

O Projeto Curso de Extensão de Ledor, ofertado a cada Semestre Letivo com carga horária de 60 horas, se insere no âmbito das ações da Diretoria de Ações Inclusivas- DAIN, tendo como público alvo estudantes, professores, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais da sociedade civil como ferramenta de acessibilidades à leitura e escrita. É uma atividade de extensão com caráter sistemático para formação de recursos humanos primando seus esforços pela busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. É de responsabilidade educacional e social acompanhar e estimular as demandas internas, formar pessoal qualificado para o exercício de atividades, sobretudo, que se encontrem compatíveis às novas exigências sociais e educacionais que se espera de um profissional da educação no âmbito da Educação Especial, oferecendo oportunidades de formação em serviço. Somam-se a preparação para prática na referida área de conhecimento na perspectiva da educação inclusiva e construção sistemática, considerando todo o processo de amadurecimento na referida área de conhecimento para a continuidade da formação. O curso de LEDOR é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual, pois permite uma comunicação mais fluente com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. Diante desta relevância, a Diretoria de Ações Inclusivas – DAIN espera contribuir para a construção e consolidação da cidadania rumo a expansão de uma universidade inclusivas

Curso de Extensão Orientação e Mobilidade

O Projeto Curso de Extensão: Orientação e Mobilidade (OM), ofertado a cada Semestre Letivo com carga horária de 60 horas, se insere no âmbito das ações da Diretoria de Ações Inclusivas- DAIN, tendo como público alvo estudantes, professores, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais da sociedade civil como ferramenta de acessibilidades à leitura e escrita. É uma atividade de extensão com caráter sistemático para formação de recursos humanos primando seus esforços pela busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. É de responsabilidade educacional e social acompanhar e estimular as demandas internas, formar pessoal qualificado para o exercício de atividades, sobretudo, que se encontrem compatíveis às novas exigências sociais e educacionais que se espera de um profissional da educação no âmbito da Educação Especial, oferecendo oportunidades de formação em serviço. Somam-se a preparação para prática na referida área de conhecimento na perspectiva da educação inclusiva e construção sistemática, considerando todo o processo de amadurecimento na referida área de conhecimento para a continuidade da formação. O curso de OM é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual no que diz respeito à inserção, com autonomia e independência em todas as dimensões da vida social, pois permitir a participação, interação e domínio próprio, bem como uma comunicação mais fluente e interativa com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. Diante desta relevância, a DAIN espera contribuir para a construção e consolidação da cidadania rumo a expansão de uma universidade inclusiva.

Curso de Extensão em Formação Continuada- Conceitos e Práticas em Educação Especial e Inclusão

O Projeto Curso de Formação Continuada – Conceitos e Práticas em Educação Especial e Inclusão se insere no âmbito das ações da Diretoria de Ações Inclusivas- DAIN, com carga horária de 60 horas, tendo como público alvo discentes dos Cursos de Licenciatura da UERN que desenvolverão Estágio Voluntário nas escolas da Rede Municipal de Educação como ferramenta de acessibilidades ao acompanhamento, atendimento, discussão e prática da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. É uma atividade de extensão com caráter sazonal oriundo da parceria interna estabelecida entre a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e a Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN) e parceria externa com a Secretaria de Educação do Município e Mossoró primando seus esforços pela busca da qualidade do atendimento aos alunos com deficiência e necessidades especiais das escolas do Município de Mossoró. O Projeto é fundamental para atuação junto à pessoas com deficiências e necessidades especiais no que diz respeito ao ensino à aprendizagem e inserção, com autonomia e independência, em todas as dimensões da vida social. A DAIN espera contribuir para a construção e consolidação de parcerias internas e externas rumo à consolidação, cotidiana, de sua missão que de promover a formação de profissionais com competências técnica, ética e política bem como cidadãos críticos e criativos, para o exercício da cidadania, além de produzir e difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

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