EN

ES

Search
Close this search box.

Projeto Pedagógico do Curso

Perfil profissional

O curso de licenciatura plena em História/Campus Central/UERN busca formar um professor-pesquisador, um profissional capaz de atuar criticamente na realidade social em que se encontra inserido, apropriando-se reflexivamente do conhecimento histórico nos diferentes espaços que exigem atuação do profissional de História.

O profissional titulado pelo Curso de História – Licenciatura poderá exercer a docência na Educação Básica, nos ensinos fundamental e médio, tanto da rede pública quanto da iniciativa privada. Igualmente, poderá seguir a formação superior em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em História ou áreas afins, de modo a habilitar-se para a docência no Ensino Superior.

Além disso, é mister que o profissional possa exercer atividades educativas em museus, associações, centros culturais e outros espaços públicos e privados que contemplem o saber histórico e seu ensino em suas atividades, bem como exercer a pesquisa em órgãos governamentais ou instituições privadas que necessitem de um profissional para esta área, ou cujos propósitos correlacionem-se com este saber.

O egresso poderá atuar também como consultor e produtor de materiais didáticos e participantes de projetos culturais integradores nos mais diversos âmbitos (governo, instituições privadas e sociedade civil). Ainda, poderá envolver-se em projetos educacionais relacionados à história, arquivos, memória e patrimônio.

Competências e habilidades profissionais

a) Competências:

  1. Conceber o ensino de História como um processo pedagógico intencional e investigativo, que articula o conhecimento histórico às especificidades do espaço escolar, demandando a mobilização de saberes específicos, didáticos e/ou interdisciplinares;

  2. Utilizar as ferramentas teórico-metodológicas do conhecimento histórico e a produção da área para interpretar e se orientar no mundo;

  3. Mobilizar o conhecimento sobre as diferentes experiências dos sujeitos históricos no tempo e no espaço para uma intervenção crítica e atenta à diversidade sociocultural da sociedade em que vive;

  4. Entender a sua atuação profissional sob a perspectiva de uma formação continuada, autorreflexiva e produtora de novos saberes.

b) Habilidades:

  1. Produzir conhecimento a partir do tratamento de fontes históricas e da indagação sobre a experiência dos seres humanos no tempo e no espaço;

  2. Entender a produção de conhecimento histórico como resultado das relações oriundas entre processo histórico e as reflexões teórico-metodológicas da área;

  3. Conseguir fazer a correspondência entre conhecimento histórico e as diferentes instâncias em que ele é demandado, como em sala de aula, na produção de bens culturais, políticas públicas de memória e patrimônio, etc. sabendo respeitar os avanços da área e as particularidades de cada uma dessas esferas;

  4. Compreender a especificidade da História como uma área de saber dentre outras, tendo em vista uma concepção inter e transdisciplinar dos saberes;

  5. Usar materiais didáticos em sala de aula de modo crítico e criativo, produzindo esse material, através da pesquisa e da extensão, quando julgar conveniente;

  6. Atuar em atividades pedagógicas em espaços escolares e não escolares, como comunidades, organizações públicas e privadas, etc.

  7. Saber selecionar conteúdos históricos para a prática pedagógica, atendendo às prescrições curriculares mas ainda associando-os tanto às demandas dos alunos quanto às contribuições da produção na área;

  8. Fazer uso das tecnologias de comunicação e informação, articulando as características de outras linguagens com o respeito ao tratamento das fontes históricas.