Praticar a solidariedade é uma ação que traz inúmeros benefícios para todas as partes envolvidas. Se por um lado, um gesto solidário pode fazer a diferença na vida de quem precisa, por outro, a ação reverbera em grande sensação de bem-estar e felicidade para quem faz.
Uma das grandes ações solidárias desenvolvidas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) de relevante impacto social é a campanha Meu Melhor Natal, realizada anualmente no período de final do ano. Em 26 edições, a iniciativa beneficiou diretamente quase 70 mil crianças em Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros.
Os benefícios que a campanha traz a sociedade são perceptíveis a cada edição no sorriso da criança que recebe o brinquedo, nas histórias de alegrias contadas a cada visita. Cenas que são possíveis graças ao gesto solidário de cada um que faz a sua doação, o seu gesto para fazer mais feliz o Natal de milhares de pequeninos.
Todavia, para além da doação dos brinquedos, por trás de toda campanha feita anualmente, há o trabalho incansável de servidores que doam seu tempo e seu talento para que o Meu Melhor Natal possa acontecer e alcançar os seus objetivos. E avaliar de que forma a iniciativa impacta na vida desse público foi o objetivo da pesquisa desenvolvida pelo técnico-administrativo Marcelo Bellaguarda.
O estudo desenvolvido observou que campanhas sociais como o Meu Melhor Natal melhoram o clima organizacional. “Fizemos um questionário com os servidores envolvidos e 100% afirmaram que a campanha impacta positivamente no clima da organização, tornando um ambiente mais integrado, engajado e motivado”, destaca o servidor.
Além disso, a pesquisa mostrou que o índice de satisfação pessoal e profissional dos participarem da campanha é elevado, tanto que a grande maioria dos que participam da atividade voltam a se voluntariar no ano seguinte, e se sentem motivados de participar de outras ações que tinham na universidade.
A pesquisa foi feita desenvolvida através de questionários aplicados com servidores participantes da campanha. Além do servidor Marcelo Bellaguarda, que também é estudante de Psicologia, em uma universidade particular e estagiário no setor de psicologia da Uern, participaram da pesquisa os estudantes Bianca Lismar Gomes, Francielly Caroliny Morais, Magna Loraine e Maria Erica Farias de Sousa, orientados pela professora Lethícia Costa.
Para Marcelo Bellaguarda, foi bastante satisfatório conduzir o estudo. “A gente sempre vê os impactos sociais da campanha, mas pouco se observa os efeitos que ela produz na vida dos servidores que participam. Foi muito gratificante desenvolver essa pesquisa e, principalmente, levar o nome da Uern para outras instituições de ensino. Esperamos que os dados possam estimular a mais pessoas e instituições a participarem de ações solidárias como o Meu Melhor Natal”, avalia.