Núcleo trabalha na preservação e digitalização de documentos históricos

O que saberíamos sobre o homem e sobre a sociedade como um todo se não houvesse documentos registrando sua existência e sua história ao longo do tempo? É através de documentos históricos que se pode desvendar o passado e imortalizar pessoas e acontecimentos.

Reconhecendo a importância disso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conta com o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (Nudoph), vinculado ao Departamento de História da Uern Mossoró. 

O Nudoph foi instituído na perspectiva de preservar e manter sob sua guarda o acervo documental digitalizado, fontes orais e sua produção, originário dos diversos órgãos e instituições da região e da área de abrangência da Uern, com vistas a constituir um centro de documentação histórica dedicado a produzir, gerar pesquisas e ações de extensão.

“Nós recebemos o material (acervos institucionais públicos ou privados e acervos de indivíduos), fazemos a triagem do material de acordo com o tipo de documento, higienizamos, catalogamos, digitalizamos e, a depender do acervo, devolvemos à instituição ou armazenamos no Nudoph”, disse o coordenador do núcleo, professor Lindercy Lins.

O núcleo funciona via demandas de projetos de pesquisa e/ou extensão. Em 2024, as ações envolveram 6 professores e cerca de 100 alunos do curso de História por meio de UCE (Unidades Curriculares de Extensão). Os prazos de execução de cada projeto variam em torno de 2 anos.

Ao longo de mais de 3 décadas de existência, diversos acervos já foram digitalizados pelo Nudoph, e a expectativa é de que diversos outros documentos de grande importância para a história do Rio Grande do Norte ainda sejam digitalizados, a exemplo do acervo completo dos jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste, Jornal de Fato, acervo institucional da Uern, acervo da educação do Oeste Potiguar (diversos materiais); coleção Mossoroense completa (mais de três mil títulos), além de outros materiais que possam ser doados/cedidos ao Nudoph.

Todos esses documentos, depois de catalogados e digitalizados, são armazenados em um repositório virtual interno, onde qualquer usuário pode ter acesso via site (https://nudophdhi.wixsite.com/nudoph/extensao ) ou por e-mail: nudoph.dhi@uern.br.

As ações do Nudoph atendem direta e concretamente a recuperação, preservação e divulgação dos acervos histórico culturais do Oeste potiguar. Para o professor Lindercy Lins, “isso significa  recompor o direito coletivo ao Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio melhoria da infraestrutura dos serviços de apoio às atividades acadêmicas, fortalecimento da política de gestão de acervos e aumento da integração da pesquisa e inovação com órgãos do governo, IES e outras instituições”, afirmou.

Para ele, o Nudoph “contribui com o desenvolvimento regional e social da região semiárida do Estado do Rio Grande do Norte com pesquisas voltadas à preservação do patrimônio histórico da região”, concluiu.

História do Nudoph

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (Nudoph) foi fundado como Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH), pela Portaria nº 356/93 – GR/URRN no ano de 1993, com os seguintes propósitos: identificar, arrolar e sistematizar o acervo documental da Uern, de modo a facilitar o contato direto com as fontes primárias referentes à História da URRN; reunir e catalogar informações gerais referentes à área geo educacional, na qual a Universidade está inserida, objetivando facilitar as pesquisas da comunidade universitária e colaboradores visitantes. Inicialmente, o então  Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH) funcionava no prédio da antiga  Associação Cultural e Esportiva da UERN (ACEU), no Centro de Mossoró/RN.

Desde o ano de 2010 que o Departamento de História, junto a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), discutia a possibilidade do NPDH passar, de fato, a fazer parte do Departamento de História, fato que ocorreu no ano de 2014, com a disponibilidade de uma estrutura mínima de funcionamento garantida pela Fafic.

Assim, em reunião ordinária do Departamento de História de 30 de outubro de 2014, ficava estabelecido que o Nudoph ficaria alocado nas dependências da Fafic, o que marcou uma nova etapa para o Núcleo. 

Nesse sentido, a resolução 54/2014-CONSEPE aprovava a alteração do NPDH para Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH/UERN) e a criação do Laboratório de História Oral Imagem (LABHORI/UERN). 

​No ano de 2016 foram adquiridos, por meio do Edital Capes Pró-Equipamentos, um complexo de aparelhos, contendo Scaner Interplanetário, Scaner portátil, CPU, HD etc, para equipar o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica. Essa melhoria na estrutura e aquisição de equipamentos permitiu ao Nudoph oferecer oficinas sobre preservação de documentos e da memória a partir do seu próprio acervo.

O Núcleo, que tem desempenhado importante papel junto à sociedade desde seu surgimento,  é coordenado, atualmente, pelos professores de história Lindercy Lins e Fabiano Mendes.