Apresentação

O Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido – CITECS é uma incubadora de empresas concebida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, através do Departamento de Administração, que desenvolve atividades de incubação de empresas de base tecnológicas e tradicionais.

Histórico

A ideia da incubadora de empresas surgiu no ano de 2003 a partir das discussões de um grupo de professores do Departamento de Administração sobre a possibilidade de implantação de uma incubadora de empresas, a ideia foi concretizada inicialmente por meio de um projeto de extensão.

O Projeto CITECS foi criado no ano de 2007 tendo suas primeiras atividades voltadas à prestação de assessoria à IAGRAM – Incubadora do Agronegócio de Mossoró/RN, da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, cuja atividade é voltada para o apoio da cadeia produtiva do agronegócio, beneficiando de modo geral as empresas que desta incubadora fazem parte. Desenvolveu, também, atividades de treinamento e consultorias junto à Fundação de Apoio à Geração de Emprego e Renda – FUNGER – hoje é parte integrante da estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo – através de projetos de oficinas interativas para a formação do plano de negócio e desenvolvimento da mentalidade empreendedora. Desenvolveu, ainda, apoio do tipo orientação para as micro e pequenas empresas assistidas pelo programa de microcrédito daquela fundação.

Em 08 de Outubro de 2009 foi inaugurado oficialmente o CITECS. O seu primeiro edital de seleção de empresas é lançado com apoio do Programa SEBRAE RN de Incubadora de Empresas e da Prefeitura Municipal de Mossoró, tendo como objetivo estimular a criação de micro e pequenas empresas

Em 2012, através da Portaria nº. 3814/2012-GR/UERN, o CITECS passa a ser vinculado à estrutura organizacional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG, com a finalidade de desenvolver a política de inovação e empreendedorismo da UERN.

Em 2015, através da Portaria nº. 0289/2015-GR/UERN, o CITECS é desvinculado da PROPEG passando a ser vinculado ao Departamento de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM.

Para sua gestão e operacionalização, a incubadora conta com professores qualificados para assessoria nas áreas de Marketing e Comercialização, Tecnologia e Qualidade na Produção, Gestão Empresarial e Gestão de Projetos.

O CITECS conta, ainda, com a unidade do Hotel de Projetos, que tem por objetivo fomentar o empreendedorismo no âmbito da UERN, através do ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo alunos, professores e pesquisadores. Esse conjunto de ações capacita profissionais e potenciais empreendedores na prospecção de ideias e elaboração de Planos de Negócios, para a incubadora e mercado.

Atualmente, vem passando por amplo processo de reestruturação, tendo em vista a certificação dos seus processos-chave de funcionamento, conforme modelo de gestão CERNE desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendedorismo e Inovação – ANPROTEC e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Missão

Incrementar o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Norte, por meio de um trabalho de excelência do processo de formação de planos de negócios e de incubação.

Visão

Ser uma incubadora de excelência no apoio à inovação e consolidação de empresas modernas e competitivas inseridas no estado do Rio Grande do Norte proporcionando a conquista de novos mercados.

Objetivos

  • Estimular a criação de micro e pequenas empresas;
  • Abrigar empreendimentos inovadores, de base tecnológicas e tradicionais;
  • Consolidar a interação universidade/sociedade, através de transferência de conhecimentos;