VICE-REITOR PARTICIPA DE ENCONTRO ENTRE GOVERNADORES DO NORDESTE BRASILEIRO E NOROESTE ARGENTINO

O vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Dr. Aécio Cândido de Sousa, compôs a delegação do Rio Grande do Norte, durante o Encontro de Governadores do Nordeste Brasileiro e Noroeste Argentino, ocorrido em São Miguel de Tucumán (Argentina), nos dias 18 e 19 de maio.

A capital da província de Tucumán, fica distante cerca de 1.300 Km de Buenos Aires, capital do país, e é a maior cidade do Noroeste argentino, com aproximadamente 540 mil habitantes. Tucumán possui universidades públicas e privadas, a principal é a Universidade Nacional de Tucumán, com mais de 52 mil alunos matriculados em cursos de várias áreas, desde Cinema a Química.

Participaram do encontro, seis governadores e três vice-governadores do Nordeste brasileiro. O vice-governador Iberê Ferreira de Souza, representou a governadora Wilma Maria de Faria. Também acompanhou a delegação o chefe de gabinete civil Wober Júnior.  As delegações eram compostas por técnicos e reitores de Universidades.

O ministro das Relações Internacionais, Walfrido Mares Guia, acompanhou os governadores. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou os governadores e o ministro, partindo de Brasília diretamente para São Miguel de Tucumán, onde ocorreu o encontro. Os outros membros das delegações viajaram em avião de carreira.

Da Argentina, estiveram presentes representantes de cinco províncias do Noroeste – Tucumán, Catamarca, Salta, Santiago Del Estero, La Rioja e Jujuy. Um dos objetivos do encontro foi discutir as semelhanças entre as duas regiões, que enfrentam problemas parecidos – como a mortalidade infantil.

O vice-reitor Aécio Cândido, afirma que outros pontos foram discutidos como as fontes de energia como biocombustíveis e a atividade da agricultura e o turismo. “Foi um encontro muito proveitoso, deu partida para essa aproximação dos estados do Nordeste com os países que integram o Mercosul. Alguns discursos foram muito bons, como exemplo cito a abertura com a deputada nacional Beatriz Rojkés, membro do parlamento do Mercosul”,  destaca Aécio Cândido.

O Encontro teve como finalidade identificar afinidades políticas e institucionais, além de possibilitar a integração entre as duas regiões.

Mais informações:
3315-2138 – Vice-reitoria