UERN PASSA A INTEGRAR O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A UERN é uma das instituições de ensino superior recém-ingressas no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O ingresso da UERN no UAB se deu com a publicação da portaria 802, de 18 de agosto próximo passado. Nos dias 30 e 31 de agosto, o pró-reitor de Administração (PROAD-UERN), Severino Neto, e o coordenador do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD-UERN), Guilherme Martins, participam de capacitação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Eles foram se inteirar sobre o funcionamento da UAB e esclarecer dúvidas sobre sua inserção no sistema.

O ingresso da UERN na UAB se refere ao Plano de Ações Articuladas (PAR). O Plano é a nova maneira de ingresso no Sistema UAB, que anteriormente se dava por meio de editais. Agora, é necessário que IES, prefeituras e governos se reúnam nos chamados Fóruns de Educação para levantar necessidades pedagógicas e possibilidades de implantação de cursos e polos de apoio presencial. As propostas são enviadas à Capes e avaliadas.

De acordo com Guilherme Martins, do NEAD-UERN, foram criados polos da UAB em Assu, Macau, Mossoró e Caicó e, por meio deles, a UERN vai oferecer cursos de graduação e pós-graduação, financiados pela UAB, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Este plano é uma ação conjunta do Ministério da Educação, de instituições públicas de ensino superior (Ipes) e das secretarias de educação dos Estados e municípios, seguindo o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).

Em 2007, estados e municípios desenvolveram os seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR), apresentando as suas necessidades e demandas para priorizar a formação exigida pela LDB a todos os professores da rede pública da educação básica.