UERN APÓIA PLANEJAMENTO REGIONAL DE MOSSORÓ

O reitor Milton Marques de Medeiros recebeu a visita do secretário estadual para Assuntos Estraordinários, Ruy Pereira, e do coordenador estadual do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Paulo Henrique Macedo, com o objetivo de discutir a realização de um seminário que será realizado na segunda-feira, 14/4 acerca do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Mossoró. O evento ocorrerá na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), das 14h às 18h. A UERN apóia o projeto.

Segundo Ruy Pereira, a governadora e chanceler da UERN, professora Wilma Maria de Faria, orientou para que as Instituições de Ensino Superior (IES) fossem contactadas para se engajarem no projeto, bem como os clubes de serviços e setores da área empresarial do município. “Queremos elaborar um plano que atenda desafios do futuro. Mossoró e Natal são as cidades mais importantes”, disse o secretário.

O seminário terá a coordenação de Tânia Barcelar, especialista em planejam,ento regional. “Ela é uma autoridade e o IICA tem uma equipe de democráficos, técnicos, estatísticos e planejadores… Queremos mobilizar todo o mundo econômico, político e social. O plano, se bem elaborado, vai ser uma grande contribuição”, diz Ruy, informando que o Governo do Estado investe, neste primeiro momento, R$ 928 mil na assessoria técnica do IICA.

O secretário estadual para Assuntos Extraordinário afirma ainda que o Rio Grande do Norte será o único Estado brasileiro a dispor de um planejamento regional completo. Ele comenta que essa peculiaridade vai permitir o desenvolvimento das potencialidades potiguares, bem como o governo trabalhar um orçamento regional, com políticas públicas regionalizadas.

 

Edilson Damasceno

UERN/Agecom

3315 2115