TRABALHO DA UERN GARANTE À ESCOLA DE CRUZETA PRIMEIRO LUGAR EM ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO

 

A Escola Estadual Otávio Lamartine, de Cruzeta, foi classificada em primeiro lugar na etapa Estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – 2008. A classificação é resultado de uma ação extensionista  da UERN – Campus do Seridó do Projeto de Educação de Valores, que há três anos desenvolve em fase embrionária um projeto de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental.

O Comitê Estadual do Prêmio, integrado por representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), UERN, IFESP, UnP, CEE, UNDIME, SINTE, ANPAE, SEBRAE e dos diversos órgãos da SEEC/RN,  concluiu o trabalhos de análise e julgamento final, após visitas ” in loco”  e selecionou, dentre as 37 inscritas, a Escola Estadual Otávio Lamartine, em 1º lugar, como “Escola Referência Estadual em Gestão Escolar/2008”.

O prêmio é um reconhecimento à qualidade alcançada pela gestão da escola, representada pela diretora Francineide Medeiros Silva, premiada como “Liderança Estadual em Gestão Escolar”. Francineide foi indicada ao Comitê Nacional para concorrer ao Diploma – “Escola Referência Nacional em Gestão e Liderança Escolar- Destaque Brasil”.

A Escola Estadual Otávio Lamartine, de Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano -, conta 273 alunos matriculados no turno diurno e uma equipe de 29 profissionais. Está localizada no município de Cruzeta/RN, e apresentou sua candidatura ao Comitê Estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2008, como uma instituição compromissada com educação de qualidade que busca preparar indivíduos ativos, críticos e solidários na perspectiva de construir uma sociedade democrática. 

O Projeto Pedagógico com o tema “Resiliência e a ética na escola: do ser ao dever ser” como inovação de inserção do aprender a filosofar, da pedagogia de projetos articulados ao projeto macro da ação extensionista da UERN – Campus do Seridó para uma educação de valores, é coordenado pela professora-mestre Shirlene Santos Mafra Medeiros (Dep. Filosofia) envolvendo as áreas de educação e saúde, com os professores membros: Alcides Leão Santos Júnior (Dep. Enfermagem), Daniela Mendes da Veiga Pessoa                        (Dep. Odontologia), Roberta Luna Freire da Costa (Enfermagem) e Juliana M. Costa Freire Mafra (Psicóloga).

Também atuam no projeto os Filósofos Maria do Rosário Fernandes Medeiros e Valdemar Cordeiro Valle Neto; graduandos de Filosofia Allysson Bruno de Araújo Rufino, Patrícia da Silva Dantas, Maria Verônica dos Santos Silva e Glauber Weder dos Santos Silva (Enfermagem).

A Escola tem participado das avaliações educacionais oficiais e com objetivo de uma ótica mais aproximada do seu desenvolvimento, instituiu uma cultura de autoavaliação inserindo, na sua práxis a Provinha Otavinho, como melhoria instrumento de melhoria dos indicadores de desempenho. Deve-se acrescentar como atividade de relevância, o Portfólio individual de cada aluno, que é um instrumento de autoavaliação e de intervenção para correção de desvio de aprendizagem tornando-os mais resilientes, elevando a autoestima e é também, um mecanismo de inserção e cooperação entre escola e família que vem resultando num legítimo acervo literário de autoria de um educando que prima pelo filosofar tornando-o consciente do seu pensar, do seu fazer e do seu agir.  

A escola trabalha numa perspectiva de busca constante de parceria, como a que vem sendo implementada, com sucesso, com a UERN, para discussão de práticas pedagógicas inovadoras e reflexões filosóficas levando a comunidade educacional a uma aprendizagem pautada no pensamento crítico, numa quebra de paradigma, quando da inserção de Sociologia e Filosofia adaptadas ao currículo do Ensino Fundamental. O relato do documento foi através das experiências criadoras da gestão escolar, dos professores, funcionários, pais e educandos da escola na Educação de Valores.

A etapa de avaliação nacional para a escolha das seis finalistas acontecerá nos próximos dias 12 e 22 de agosto de 2009. O anúncio da “Escola Destaque Brasil”, 1º lugar nacional será divulgado em Cerimônia Nacional de Premiação, pelo Canal Futura, em novembro. Como prêmio, a diretora fará uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, com o apoio da Embaixada Americana e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do seu Estado.
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escola foi criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e da Fundação Roberto Marinho, inspirado no Prêmio “Diretor Escolar do Ano” do Governo dos Estados Unidos.

A Embaixada dos EUA vem oferecendo desde o início desse programa,  uma agenda de visitas profissionais dirigidas aos Estados Unidos para alguns dos melhores diretores brasileiros, para oportunizar o  conhecimento de outras experiências em gestão escolar,  para que tenham uma visão mais aprofundada do sistema educacional norte-americano, sua sociedade, inovações na área de administração escolar e, também, para estabelecer contatos e estreitar laços de amizade entre os Estados Unidos e Brasil.

 

CRITÉRIOS DA AUTOAVALIAÇÃO  PELO COMITÊ ESTADUAL  
1)  A justificativa ao Prêmio apresentada pela escola, é bem fundamentada com referências comprovadas, ressaltando as mudanças significativas a partir da execução das ações enumeradas no instrumento de autoavaliação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2007 foi de 4,9, superior a média nacional, com destaque para o índice zero de evasão nos últimos três anos.

2)  O Projeto Pedagógico com o tema “Resiliência e a ética na escola: do ser ao dever ser” como inovação de inserção do aprender a filosofar, da pedagogia de projetos articulados ao projeto macro da ação extensionista da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus do Seridó para uma educação de valores envolvendo as áreas de educação e saúde.

3) A pedagogia de formação da sua equipe gestora, docente, técnicoadministrativa, discente e sociopolítica é realizada por professores e graduandos de filosofia, enfermagem e odontologia da UERN – Campus do Seridò, fundamenta-se em que para haver uma reforma institucional é necessário uma reforma de pensamento. Assim a Escola Estadual Otávio Lamartine vem implementando uma força de um capital social por meio de regras de reciprocidade, cultura cívica num processo que impulsiona a criatividade, a determinação num processo ação-reflexão-ação respeitando o ser, estudante, protagonista do exercício filosófico.

4) A Escola trabalha numa perspectiva de busca constante de parceria, como a que vem sendo implementada, com sucesso, com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus do Seridó, para discussão de práticas pedagógicas inovadoras e reflexões filosóficas levando a comunidade educacional a uma aprendizagem pautada no pensamento crítico, numa quebra de paradigma, quando da inserção  de sociologia e filosofia adaptadas ao currículo do Ensino Fundamental.

Caracterizamos a Escola Estadual Otávio Lamartine como uma escola ensinante e aprendente preocupada com a construção de sua credibilidade e de sua identidade – seu modo de ser e de fazer – que identifica sua gestão numa perspectiva filosófica/pedagógica com foco central na valoração do educando.

Na visita “in loco”, foram comprovadas práticas desafiadoras com resultados de excelência. A escola comprova as ações, as práticas e processos evidenciados no Dossiê. Percebeu-se o cuidado acurado dos processos de gestão, os seus desdobramentos e os resultados, o que possibilitou a revisão da pontuação de validação do Comitê Estadual, que a elevou ao quantitativo de 150 pontos. Somado a esse total a pontuação máxima obtida nos aspectos observados na visita in loco, numa escala de 0 a 50 pontos, a referida obteve 200 pontos, o que a colocou na classificação em 1º Lugar. A Escola Estadual Otávio Lamartine é a “Escola Referência Estadual em Gestão Escolar – 2008”, conforme pontuação alcançada no cômputo total das dimensões avaliadas e validadas.