REITOR PARTICIPA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA DISCUTIR VAGAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O reitor Milton Marques de Medeiros participou hoje pela manhã, na Secretaria Estadual de Educação e Cultura de reunião presidida pelo secretário Ruy Pereira dos Santos, que reuniu cinco instituições de ensino superior: UERN, UFRN, CEFET, UFERSA e Instituto Kennedy, para discutir um programa de oferta de vagas para graduação de professores das redes estadual e municipais de ensino.

Segundo a Secretaria, cerca de 10 mil professores que estão em sala de aula não possuem curso superior. A reunião de hoje serviu para que o secretário apresentasse os déficits por disciplinas e regiões e conclamasse às IES a oferecer vagas para as demandas em 11 municípios potiguares.

O programa que está sendo pensando é uma iniciativa do Ministério da Educação que destinará verbas para a qualificação de professores da rede básica de ensino e se assemelha a projetos desenvolvidos pela UERN e UFRN, Pró-formação e Pró-base, respectivamente, que em seis anos, de 2001 a 2007, formaram cerca de 12 mil professores em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras Municipais do RN.

Também participaram da reunião de hoje a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profª. Francisca Glaudionora da Silveira, que informou que a UERN já encaminhou à SEEC um número de vagas específicas para os professores das redes estadual e municipais, e a Profª Elizabeth Silva Veiga, coordenadora geral do Pró-formação.

Ilana Albuquerque – Agecom