LIVRO DE RAIMUNDO SOARES DE BRITO SERÁ LANÇADO DURANTE EVENTO

O Departamento de História, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC-UERN) abriu, dia 11, o II Encontro de Pesquisa em História Social e Cultural para futuros historiadores, que acontece até sexta-feira, dia 14, no auditório da FAFIC.

Com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e de pró-reitores da instituição, além do vice-reitor, o professor dr. Aécio Cândido, a abertura reuniu cerca de 250 pessoas.

Aécio Cândido destacou, entre outros pontos, a importância da sala de aula para a produção acadêmica e intelectual. Ele salientou que as conferências, leituras e comentários dos quais os alunos e professores tomam parte estão diretamente ligadas à vida acadêmica. “Vemos, com muito prazer, o pessoal de História se reunindo neste encontro para debater e mostrar as produções”, reforçou.

Já o diretor do Departamento de História, que este ano foi um dos cursos mais bem avaliados pelo MEC, professor Antônio Gomes comentou sobre o início do evento.

Atualmente, o Curso de História da UERN participa de uma catalogação das publicações editadas pela Coleção Mossoroense, além de já ter desenvolvido a catalogação, no início deste ano, de todo o acervo do escritor Vingt-un Rosado, fundador da editora.

Lançamento de Páginas Arrancadas acontece hoje, 14

Além das conferências, o II Encontro de Pesquisa em História também terá lançamento de livro. Trata-se da obra Páginas Arrancadas, de autoria do pesquisador Raimundo Soares de Brito (Raibrito), que será lançada às 19h, durante o evento, neste dia 14.

Durante o lançamento haverá uma mesa-redonda sobre a obra do escritor, mediada pelo magnífico reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros, com a presença do presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), do professor David de Medeiros Leite, do sobrinho do autor, Marcos de Oliveira e do presidente da Coleção Mossoroense, o médico Dix-sept Rosado Sobrinho.

O livro faz parte das homenagens que a cidade de Mossoró e a Coleção Mossoroense prestam a Raimundo Soares de Brito, pela passagem dos seus 90 anos. Também registra um momento importante da vida do autor, quando rememora personagens que fizeram parte de sua história, tanto em Mossoró, quanto em Caraúbas, terra onde nasceu, a 23 de abril de 1920.

PARTICIPAR – Segundo o professor Francisco Linhares, para participar do evento é necessário doar dois quilos de alimento não-perecíveis, que serão destinados ao Abrigo Amantino Câmara e à Casa de Apoio à Criança com Câncer. Já para os minicursos, a taxa cobrada é de R$ 5,00.

O II Encontro de História vai até esta sexta, 14, e tem o apoio do Governo do Estado, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, PROAD e Fapern.