DFI ANUNCIA SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UERN (DFI/FAFIC) anuncia abertura de processo seletivo para a contratação temporária de um professor substituto para o cumprimento de 40 horas/aula à disciplina de Filosofia Geral para o curso de Licenciatura em Filosofia, no Campus Central. Poderão participar candidatos que possuírem graduação em Filosofia.

A inscrição pode ser feita no período de 2 a 23/3 na Secretaria do Departamento de Filosofia, no Campus Central, no horário das 7h às 11 e das 19h às 21h. Segundo o chefe do Departamento, professor mestre Elder Lacerda de Queiroz, será admitida também a inscrição via postal (exclusivamente por Sedez) com data de postagem do último dia de inscrição.

A ficha de inscrição preenchida e os documentos descritos abaixo deverão ser enviados para o seguinte endereço: Departamento de Filosofia – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC, Campus Universitário Central – Rua Professor Antonio Campus, s/n – Br 110, Km 46 – Bairro: Costa e Silva – CEP 59633-010 – Mossoró-RN.

No ato da inscrição o Curriculum Lattes deverá se apresentado em três vias. Uma via deverá ser acompanhada dos documentos comprobatórios.

A seleção de professor ocorrerá entre os dias 5/4 a 8/4/, mediante uma comissão composta de três professores indicados pelo colegiado do Departamento de Filosofia e seguirá o seguinte calendário: dia 5/4, de 8h às 12h; prova escrita consistindo de dissertação sobre dois dentre os 10  temas filosóficos (ver abaixo), sorteados no mesmo dia e horário da realização da prova.

O candidato deverá estar presente na sala de realização da prova (Sala de Vídeo da FAFIC) com no mínimo 30 minutos de antecedência antes do início da prova escrita.

A divulgação do resultado da prova escrita será no dia 7/4, a partir das 14h, no Departamento de Filosofia, bem como o dos temas e da ordem da prova didática. Todos os candidatos aprovados na prova escrita deverão estar presentes no momento do sorteio.

No dia 8/4, a partir das 14h, ocorrerá a prova de didática, que consistirá na avaliação da capacidade de planejamento de aula e de comunicação do candidato, assim como seu conhecimento da matéria e sua capacidade de síntese, abordando um dos 10 temas relacionados à área do concurso, excluído os dois temas já contemplados na prova escrita.

Os temas abordados na prova didática serão escolhidos mediante sorteio 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da mesma e o candidato deverá entregar três cópias do plano de aula aos membros da Comissão de Seleção.

A aula deverá ter duração de 50 minutos, com tolerância de 10 minutos, para mais ou para menos. Havendo mais de um candidato, a Comissão Examinadora sorteará a ordem de apresentação.

No dia 9/4 ocorrerá a prova de títulos, que consistirá na análise do Curriculum Lattes dos candidatos pela Comissão de Seleção.

COMISSÃO DE SELEÇÃO

Prof. Ms. Josailton Fernandes de Mendonça – Presidente

Prof. Ms. Francisco Ramos Neves

Prof. Ms. Adalberto Ximenes Leitão Filho

TEMAS DAS PROVAS

• 1. Ética Aristotélica
  • 2. Estado em Hobbes
  • 3. O Racionalismo Cartesiano
  • 4. Teoria da Causalidade em Hume
  • 5. Wittgenstein e a teoria dos jogos de linguagem
  • 6. Sentido e Referência em Frege
  • 7. Karl Popper e o falsificacionismo
  • 8. Thomas Kuhn e o Paradigma Científico
  • 9. Tendências Pedagógicas em Filosofia da Educação
  • 10. A Sala de aula como Comunidade de investigação em Matthew Lipman.

ANEXO 02

Via da Comissão de Seleção

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Secretaria de Estado da Educação , da Cultura e dos Desportos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – FAFIC

Departamento de Filosofia

Campus Universitário Central, BR 110 Km 48

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE PROFESSORES

NOME: ___

ENDEREÇO: _____

TELEFONE: E-MAIL: __—_________

DISCIPLINA OBJETO DA SELEÇÃO: – _

DOCUMENTOS ENTREGUES:

( ) Curriculum Lattes em 3 Vias (01 via com as cópias dos documentos comprobatórios).

Recebido em:_____/___________/_________.

Assinatura do candidato

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Via do Candidato