DCE DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO VII CONEUERN

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) anuncia a programação do VII Congresso de Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONEUERN), que tem como tema "DCE 40 anos: o movimento ainda pulsa". O congresso está estruturado em três eixos: Universidade e Academia;  Movimento Estudantil e Cultura. O evento ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro.
O CONEUERN é a instância máxima deliberativa do DCE da UERN. Os objetivos do Congresso são: Aprofundar discussões em torno da política educacional; aprovar o conjunto de diretrizes da condução do Movimento Estudantil da UERN, orientando a intervenção política,  realidade social, bem como o planejamento de suas atividades políticas; e aprovar as bandeira de luta para o ano de 2007. Outro objetivo destacado pela diretoria é a capacitação política e da militância, com o intuito de proporcionar uma análise crítica do movimento de forma a fortalecê-lo.
A abertura do Congresso, no dia 08 de fevereiro, contará com uma mesa redonda que tem como tema: "DCE 40 anos: Um reencontro com sua história", participarão quatro ex-presidentes do DCE. Jorge de Castro será um dos convidados, ele presidiu o DCE na década de 70, num contexto de forte repressão política e policial, em plena Ditadura Militar. Outra convidada é Socorro Batista que presidiu o DCE na década de 80 e protagonizou, junto com outros estudantes, a luta pela estadualização da UERN. A terceira convidada é Isolda Dantas que esteve à frente do DCE na década de 90, num momento de desarticulação e despolitização da classe estudantil. O quarto integrante é Diocele Leite, presidente do DCE no final do século XX, e que atualmente  compõe a diretoria do DCE.
Ainda na quinta, após o debate, haverá o lançamento da 5ª Cultural com a participação do projeto Canto Potiguar além de várias apresentações culturais de manifestações da cultura Nordestina .Na sexta-feira, pela manhã haverá a plenária inicial, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a construção do painel "40 anos de Memória".
À tarde os grupos de discussão darão início aos debates sobre os temas indicados para a elaboração das propostas para o movimento estudantil da UERN. Os grupos de discussão serão os seguintes: Movimento Estudantil: Sua história e seus desafios; Feminismo: Uma luta por igualdade; Transgressões Culturais: Construindo alternativas frente à hegemonia cultural; GLBT: A luta pela livre expressão sexual; Estatutos e regimentos: Um caminho a seguir; Avaliação institucional, Educação Básica e Movimentos Sociais e luta de classe. Além de mais duas oficinas: ZINE-SE com Danilo Tázio, Fanzineiro e estudante de Jornalismo da UFRN; e Grafite com Marcelo Psico, grafiteiro e militante do movimento Hip Hop.
Na noite da sexta-feira será aberto o debate, "Reforma Universitária – uma luta histórica do Movimento Estudantil", com a participação do Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Gustavo Petta, estudante de Jornalismo da PUC de Campinas, SP;  e a professora Telma Gurgel, da Faculdade de Serviço Social da UERN. Logo após o debate a programação cultural terá a Noite do Rock, dedicada às bandas de Rock, Pop Rock, Hard Rock, Hard Core, Punk Rock, Heavy Metal, entre outras do gênero.
No sábado o VII CONEUERN será encerrado com a plenária final, para aprovação das bandeiras do Movimento Estudantil da UERN para 2007. "Além da comissão organizadora e a diretoria do DCE, contamos com a contribuição do vice-presidente da UNE, Josué Medeiros, que esteve aqui até o dia 10 de janeiro e teve que se ausentar para participar do VII Fórum Social Mundial, em Nairob, África do Sul, mas está de volta no final de janeiro" finaliza Adriana Vieira, a atual presidente do DCE.

Outras informações:
3315-2203 – DCE