CAMPUS DO SERIDÓ REALIZOU I SEMANA UNIVERSITÁRIA E V JORNADA DO CRO

O Campus do Seridó Governadora Wilma Maria de Faria em parceria com o Conselho Regional de Odontologia/RN promoveram de 31 de março a 03 de Abril deste ano de 2008 a I Semana Universitária do Campus do Seridó e V Jornada do CRO/RN, com o tema “O Humano e o Cuidado”.
Segundo os organizadores do evento, que teve uma proposta desafiadora, procurando tornar públicos seus resultados, a semana foi pautada pelo desejo de unir a produção de ensino, pesquisa e extensão realizada pelos três cursos existentes no Campus do Seridó: Filosofia, Odontologia e Enfermagem e pelos profissionais integrantes do CRO.
Durante os eventos foram realizadas 03 conferências, 16 mini-cursos, 18 comunicações orais, além de serem expostos 16 painéis (resultado de trabalhos de pesquisa de alunos do curso de Odontologia). “Todas estas modalidades de apresentação foram divididas em dois Grupos de Trabalho: “Epistemologia e Educação” e “Epistemologia e Saúde”, que primaram pelo oferecimento de propostas que pudessem interessar a todos os participantes do evento, sem as dicotomias que pudessem existir entre áreas tão diversas como Odontologia, Enfermagem e Filosofia”, diz o professor  Galileu Galilei, coordenador do evento.
O evento ainda contou com a participação dos conferencistas Dr. Roberto Lima de Souza (“O humano e o cuidado, perspectivas da Filosofia”); Dra. Elisabeth Cristina Fagundes de Souza (“O humano e o cuidado, perspectivas da Odontologia”) e o Dr. Francisco Arnoldo N. de Miranda (“O humano e o cuidado, perspectivas da Enfermagem”).
As inscrições atingiram o número de 200 participantes, entre alunos e professores (da UERN e de outras IES) e profissionais das áreas das ciências da saúde e humanas.
“O resultado foi uma integração que ousamos chamar de pioneira entre produções científicas de áreas tão diversas, com uma presença fortemente significativa em todos os momentos do evento de participantes que puderam transitar por comunicações orais, conferências e mini-cursos sem uma concentração exclusiva em uma das três áreas específicas dos cursos ofertados pelo Campus do Seridó”, diz o coordenador.
Além das conferências e painéis, a I Semana Universitária e V Jornada do CRO foram marcadas pelo lançamento da revista semestral do curso de Filosofia do Campus do Seridó “Trilhas Filosóficas”, novo veículo oficial de divulgação de pesquisa do curso. A revista será oferecida em duas modalidades: impressa e eletrônica (que brevemente estará disponível no site da UERN)
Segundo o coordenador do evento, professor Galileu Galilei, “o evento foi um grande sucesso, representando um marco na história da UERN e de sua presença no Seridó e um exemplo de como o aproveitamento otimizado e organizado de poucos recursos pode render grandes frutos”.

Mário Gerson
Agecom-UERN