ASSEMBLÉIA UNIVERSITÁRIA SERÁ REALIZADA NESTA SEXTA

O aniversário de 39 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será comemorado nesta sexta, dia 28 de setembro, durante a Assembléia Universitária. A solenidade será realizada às 20h no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e contará com a presença de convidados especiais e autoridades como a governadora Wilma Maria de Faria – chanceler da Instituição, que receberá a Comenda Medalha da Abolição.
O professor Milton Marques de Medeiros, magnífico reitor da Uern, convida todos os professores e servidores técnicos-administrativos a participarem desse importante momento para a Instituição. A Assembléia Universitária é uma atividade regimental e estatutária da Uern, que concede através da indicação do Conselho Universitário (CONSUNI), os títulos e homenagens a professores e servidores.
Ainda, durante a Assembléia será concedida a Comenda Medalha da Abolição, instituída por uma comissão permanente nomeada pela Prefeitura Municipal de Mossoró e pela Uern. A comenda reconhece personalidades que se destacaram em nível nacional, estadual e local.
A programação contará ainda com a presença do presidente da Fundação Palmares – Edvaldo Mendes de Araújo, mais conhecido no meio cultural e intelectual como Zulú Araújo, que tem trabalhos reconhecidos em defesa da cultura negra.

PERSONALIDADES QUE SERÃO HOMENAGEADAS:

Título de Doutor Honoris Causa
Prof. Dr. Maurício de Oliveira (In Memoriam)
Título de Professor Honoris Causa
Prof. Ms. Odaci Fernandes de Oliveira

Título de Professor Emérito
Prof. Esp. Dagmauro Ferreira de Melo
Prof. Ms. Lucila Martins de Moura
Profa. Esp. Maria José de Carvalho

Diploma do Mérito Administrativo
Esp. Arilúcia Freire da Silva Guilherme
Esp. Beriozka de Sousa Loia Medeiros
Esp. Railma Rodrigues Nunes

Comenda Medalha da Abolição
Ministro Gilberto  Passos Gil Moreira
Governadora Wilma Maria de Faria
Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes

RESGATE E ATUALIDADE – UERN 39 ANOS

Em 28 de setembro de 1968, a Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN) foi criada pela Lei Municipal Nº 20/68, assinada pelo prefeito Raimundo Soares de Souza. São 39 anos sustentada no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão.
O início da Uern, entretanto, tem raízes mais antigas. O marco inicial se deu em 18 de agosto de 1943 com a criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM). A mobilização da sociedade, com destaque à União Universitária Mossoroense, formada por jovens que estudavam fora de Mossoró, resultou na criação da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica (FUNCITEC) que, em 1968, foi transformada em FURRN.
Após a transformação da FUNCITEC em FURRN, Monsenhor Walfredo Gurgel, então governador do Rio Grande do Norte, autorizou o seu funcionamento como instituição superior, através do Decreto Estadual n.º 5.025, de 14 de novembro de 1968.
Inicialmente funcionavam a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, a Faculdade de Serviço Social de Mossoró, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.
Atualmente a UERN alcança todo o Rio Grande do Norte com os Campi Universitários de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Também funcionam os Núcleos Avançados de Ensino Superior de Caraúbas, Areia Branca, Apodi, Macau, João Câmara, São Miguel, Alexandria, Umarizal, Touros, Santa Cruz e Nova Cruz. Estão matriculados na Uern 11.099 alunos.
São ofertados os cursos de: Direito, Ciência da Computação, Química, Física, Biologia, Serviço Social, Pedagogia, Letras, Economia, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Matemática, Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Ciências da Religião, Turismo, Comunicação Social, Administração, Odontologia, Música, Medicina e Gestão Ambiental.
Uma das principais conquistas da Uern neste ano de 2007 foi a criação dos  cursos de mestrado na área de Física e na área de Ciências da Computação, aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (CAPEs/MEC). Os cursos serão oferecidos a partir de 2008.

Mais informações –
3315 – 2115 -AGECOM