XII Festuern vai homenagear ex-reitor Milton Marques de Medeiros

O Festuern (Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) chega a sua 12ª edição com o tema “O Teatro do Bem Viver: arte, saúde e educação”.

O objetivo é fazer com que toda a sociedade compreenda com a vivência de valores como a ética, a não violência, o amor, o senso de justiça, a verdade, a compaixão, os cuidados com o ambiente em que vivemos, com nós mesmos e com os outros seres vivos que habitam o planeta, com a nossa saúde, valores esses que precisam ser estimulados e fomentados na sociedade contemporânea.

Dentro desta perspectiva, o homenageado desta edição é o ex-reitor Milton Marques de Medeiros. De acordo com o reitor da UERN, prof. Pedro Fernandes, é uma justa homenagem a quem tanto se dedicou à arte, à saúde e à educação do Estado. “Neste ano, ao considerar o tema do Festuern, foi escolhido o nome de Dr. Milton Marques, um cidadão que contribuiu de forma significativa com a consolidação de ações vinculadas à arte, à saúde e à educação do nosso estado. Embora fisicamente ele não esteja mais entre nós, sua presença continua a nos guiar, através de seu legado e seu exemplo”.

Nesta quarta-feira (16) o reitor Pedro Fernandes, acompanhado pelo pró-reitor de extensão da UERN, prof. Etevaldo Almeida, da diretora de educação, cultura e artes, profª. Jéssica Figueiredo e da diretora do Cerimonial, Isolina Melo, comunicou oficialmente a homenagem à família do prof. Milton Marques. “Milton era muito particular em muitas coisas, e em relação à UERN, ele soube sê-la. Esse agradecimento eu faço em nome da família, filhas, genros, netos, porque eles conhecem a história de Milton junto com a UERN”, afirmou Zilene Cabral, esposa de Milton Marques.

O XII Festuern acontece de 11 a 13 de setembro, e irá reunir 23 escolas de 11 municípios potiguares. Com sua maturidade, o  Festuern foi oficializado como Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar, e se fundamenta no papel preponderante que tem a universidade pública no processo de descentralização e ampliação do sistema cultural, constituindo-se como uma rede que inclui e fomenta a política artístico/cultural.

“O Festuern atua tanto na comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos administrativos) como na comunidade em seu entorno, de modo especial, os educadores e estudantes do Sistema Público de Ensino, ampliando e potencializando a capacidade de intervenção criativa e legitimando  a escola como espaço privilegiado para a formação cultural e cidadã”, explica o pró-reitor de extensão, prof. Etevaldo Almeida.