WORKSHOP DE PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA JURÍDICA ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta-feira (10/03), acontece no auditório do Campus de Natal o “V Workshop de Projetos de Pesquisa na Área Jurídica”, às 18h. O evento é uma realização da coordenação do Curso de Direito, sob a coordenação da Profª  Dra. Audenôra das Neves Silva Martins, para os alunos dos 1os  períodos em Natal e Nova Cruz, além dos alunos do Curso de Extensão “Como elaborar projetos”.

O Workshop visa propiciar, aos alunos dos 1os períodos de Direito do Campus de Natal e do Núcleo de Nova Cruz, um espaço para a exposição de seus projetos de pesquisa, com a troca de experiências e a oportunidade de divulgação de suas produções no percurso da disciplina “Metodologia Científica”, ministrada pela Profª Dra. Maria Audenôra. Neste semestre 2009.2, o evento também contará com a participação dos alunos do Projeto de Extensão “Como elaborar projetos”.

Durante o evento, o Prof. Mestre Djamiro Acipreste proferirá uma palestra sobre a importância da pesquisa para a vida acadêmica e profissional.

Ao lado do auditório, será montado “O Corredor da Pesquisa Jurídica”, para a apresentação de pôsteres e painéis.

“Nesta edição, o evento tem um diferencial: a participação de agentes penitenciários (30 novatos). Ministrei o módulo “Liderança e Motivação em equipe” na Escola Penitenciária, e eles ficaram fascinados pelos projetos elaborados pelos alunos de Direito, logo no 1º período, sobre o sistema penitenciário”, conta a organizadora do Workshop, Profa. Audenora.

“Alguns temas que suscitaram interesse dos alunos foi a relação homo afetiva e a adoção, bulling versus ordenamento jurídico, os confrontos entre as torcidas organizadas no futebol, o direito do consumidor no e-commerce e o “jeitinho brasileiro” e suas implicações com o ordenamento jurídico. Quando lanço o desafio no 1º dia de aula, eles ficam apavorados com a idéia. Alegam que estão chegando ao curso e nada entendem do mundo jurídico. ‘Ótimo, é assim que eu quero!’, respondo. Começo pela escolha do tema e vamos etapa por etapa, construção e reconstrução de conhecimentos. Todos demonstraram uma vontade grande para aprender a construção de um projeto de pesquisa. Todos os projetos estão em um nível muito bom, alguns excelentes podendo, até tentar uma seleção no mestrado na área jurídica. Mas como eles têm nove períodos pela frente muita coisa vai ser apresentada e existem lacunas a preencher. Todo semestre, apesar das dificuldades que encontro para organizar o evento, fico satisfeita com o trabalho dos alunos e tenho a certeza que eles aprenderam algo novo. Quando chegarem no 9º período – na disciplina Monografia I, eles vão lembrar do aprendizado sobre projetos de pesquisa do 1º período e as dificuldades serão superadas.  Esse prazer não tem preço”, explica a professora.

Os alunos da Faculdade Câmara Cascudo também vão prestigiar o evento no CaN, visto que o palestrante é dessa instituição.

“Fizemos outras parcerias para o evento. Vamos distribuir 700 livros jurídicos. Os alunos não pagaram nada, ao contrário, apenas ganharão: em conhecimentos, aprendizados com a oportunidade de apresentar o seu trabalho num evento científico”, acrescentou.