Webinário promove debate sobre “Transferência de Tecnologia no ambiente universitário”

Nesta sexta-feira, 14, o Projeto Uern Ciência – Webinários promoveu um debate sobre  “Transferência de Tecnologia no ambiente universitário”. O encontro contou com a participação do Prof. Dr. Vinicius Claudino, Chefe do Setor de Incubadoras da Propeg; e o Prof. Dr. Adalberto Veronese, do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA) da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEF/UERN).

Durante o evento, o professor Vinicius Claudino Vinícius Claudino destacou que a UERN tem cumprido o seu papel de incentivar a geração de novos conhecimentos nas mais diversas áreas. A Instituição tem atuado por meio de pesquisas interdisciplinares, ações de extensão e parcerias com outras instituições, empresas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) na produção de soluções inovadoras para melhorar a vida da comunidade.

Ele informa que atualmente a UERN conta com três incubadoras de empresas, que vem acompanhando a criação e o fortalecimento de projetos inovadores. A Universidade também tem dialogado com empresas e entidades para desenvolver pesquisas voltadas para atender demandas mercadológicas e sociais específicas.

O professor Adalberto Veronese falou sobre a experiência do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático (LADA). O equipamento desenvolve pesquisas que avaliam o desempenho de nadadores, e permite prescrever séries de treinamento envolvendo repetição, distância, tempo de execução e intervalo de descanso entre as repetições. Ele enfatizou a importância das parcerias com outras instituições e o maior investimento na pesquisa para otimizar as ações de inovação desenvolvidas pela Universidade.

O projeto Uern Ciência – Webinários é realizado todas as sextas-feiras e tem o objetivo de popularizar a ciência e divulgar as ações de pesquisa, inovação e tecnologia desenvolvidas no âmbito da Universidade. A iniciativa é desenvolvida pela Propeg/Uern em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e AGECOM/UERN.