...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Webinário: professores orientam passo a passo necessário para empreender

Épocas de crise trazem muitas incertezas, mas também oportunidades. A atual pandemia de COVID-19 tem afetado o comércio em todo o mundo, fechando empresas e deixando vários empresários em alerta. Em contrapartida, é justamente nesse período em que muitas pessoas estão se reinventando e enxergando na crise a oportunidade de abrir novos negócios. 

Talvez agora você esteja pensando: “ah, mas empreender não é para mim!”. Bom, quem assistiu ao webinário “Todos podem empreender: passos, oportunidades e tendências”, desta sexta-feira, 17, não está mais pensando assim. E se você perdeu, segue o texto até o final para ver que realmente todos são capazes de empreender. 

No evento virtual desta tarde, de uma forma clara e didática, os professores Dr. Vinicius Claudino, chefe do Setor de Incubadoras da UERN, Me. José Orlando, do Departamento de Administração, e Me. Frank da Silva Felisardo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), deram um passo a passo do que é preciso para abrir o seu próprio negócio. Mesmo em tempo de isolamento social. 

Primeiramente, é necessário compreender que há dois tipos de empreendedores: por necessidade e por oportunidade. É preciso entender qual tipo de empreendedor você é, e qual a sua motivação para empreender. Frank Felisardo informa que seja qual for o seu perfil, a primeira coisa que irá precisar é de planejamento. 

“Hoje, 40% das empresas morrem antes de dois anos, pois o empreendedor assumiu um risco sem ser calculado. Não é interessante empreender e depois ter que voltar atrás. Por isso, é importante ter planejamento, ter estratégia, calcular os riscos daquele negócio”, orienta Felisardo. 

O professor José Orlando destaca que para empreender é preciso ter iniciativa, para colocar a sua ideia em prática; ter conhecimentos dos riscos financeiros, psicológicos e sociais do negócio e aprender com fracassos; e ter habilidades em gestão e administração. “Não é preciso necessariamente ser formado em administração, mas é preciso ter conhecimento de gestão”, declara. 

Frank Felisardo complementa que é recomendável o futuro empreendedor procurar ler sobre administração, ver cursos online, se informar. “Hoje temos ferramentas de gestão que dão a possibilidade de empreender de forma mais tranquila”, afirma. Também é interessante manter por perto pessoas que tenham a habilidade de gerir ou que tenham vasto conhecimento na área do seu negócio, ou seja, trazer talentos para perto de si. Para ele, buscar competências é determinante para o sucesso de negócio.

O professor elenca que para empreender é preciso entender o cenário que as pessoas vivem; desenvolver habilidades e competências para assumir o risco do negócio e analisar o negócio no futuro. 

Durante o webinário, Vinicius Claudino detalhou um passo a passo das habilidades que o aspirante a empreendedor deve desenvolver. E que você pode conferir na imagem abaixo. Ele ressaltou ainda que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dispõe de vários setores que visam auxiliar o futuro empreendedor na sua nova empreitada, como o Departamento de Inovação e Empreendedorismo, as Incubadoras de Empresa, as Empresas Júnior e ações em parceria com outras entidades. Para solicitar apoio basta entrar em contato com o Departamento de Inovação e Empreendedorismo através do e-mail die@uern.br

O webinário desta sexta-feira faz parte do projeto Uern Ciência, desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg/Uern) em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN. 

Caso queria assistir o vídeo na íntegra para se convencer de que você pode empreender, o material está disponível no canal do youtube da Uern TV.

Perguntas fundamentais para quem quer empreender
– Qual o problema que você pretende resolver?
– Quais os seus potenciais?
– Se veja no cenário?
– Quem tem interesse no seu negócio?
– Esse negócio dá dinheiro?

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support