...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Webinário: pesquisadores destacam importância da geoconservação dos elementos naturais

Dentro do projeto Uern Ciência – Webinários, foi realizado nesta sexta-feira, 21, um debate sobre “Geodiversidade, geopatrimônio e geoconservação”. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Marcos Antônio Leite do Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Profª. Drª. Silvana Praxedes de Paiva Gurgel (UERN).

Primeiramente, os professores explicaram os conceitos dos termos que foram discutidos. Segundo o professor Marcos Nascimento, geodiversidade trata-se dos elementos do meio físico que compõem a variedade natural da terra; geopatrimônio é a característica do meio físico que a gente herdou, que tem um valor geográfico, cultural, ambiental; e geoconservação é a necessidade de conservar esses elementos.

Silvana Praxedes destacou que a história da terra está escrita nos seus elementos naturais. “As rochas, os relevos nos dizem muito sobre a história do planeta. Quando entendemos que conhecer a nossa identidade parte do processo de conhecer a cultura, o meio e o lugar onde estamos, entendemos a importância da geoconservação, de preservar a história da terra por meio de sua geologia”, diz.

Marcos Nascimento ressalta que todos esses conceitos estão interligados e tem o intuito de contribuir para a preservação e o conhecimentos dos elementos abióticos da terra. Além disso, a valorização dos elementos naturais colaboram para o fortalecimento do geoturismo, envolvendo a comunidade de determinada região.

A mediação do webinário ficou sob a responsabilidade do professor Kleberson Porpino. O projeto Uern Ciência – Webinários é realizado todas as sextas-feiras. A iniciativa é desenvolvida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Propeg/Uern), em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e AGECOM/UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support