UernTV estreia “Saberes em Tela” com conteúdos para estudantes durante a quarentena

A UernTV, em parceria com o Canal Futura, estreia nesta segunda-feira (27) uma faixa de programação específica para estudantes do ensino fundamental e médio que estão em casa durante a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O programa “Saberes em Tela” apresentará vídeoaulas de todas as disciplinas, servindo como suporte de ensino aos estudantes. O programa irá ao ar sempre às 17h, no canal 23.1 da TCM. Para quem quiser conferir as aulas em outros dispositivos, basta acessar o Canal Futura no youtube (https://www.youtube.com/user/canalfutura/playlists). São mais de 600 vídeoaulas gratuitas para quem deseja manter o ritmo de estudo enquanto as aulas presenciais estão suspensas.

A ação parte do projeto “Estude em casa”, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com diversas entidades. No Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte são parceiras da ação, que também conta com apoio do Conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN), União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RN) e Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE/RN). Para exibição, além da UERN TV, são parceiras também a TV Assembleia e a TV Universitária (TVU/UFRN).

A faixa “Estude em Casa” traz um conjunto de conteúdos educativos para ajudar quem teve sua rotina escolar alterada por causa da prevenção à COVID-19. O Canal Futura customizou três novas faixas de programação, de segunda a sexta-feira em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15). Entre os conteúdos exibidos estão teleaulas do Telecurso, com matérias do Ensino Fundamental e Médio, e diversos programas educativos do Futura, como Turma da Robótica, Ciência para Todos e Show da História.

“Decidimos ampliar esta possibilidade para quem acompanha a UernTV. Além dos conteúdos exibidos na faixa de programação do Canal Futura, teremos também um material selecionado especialmente para exibição na UernTV, que será o Saberes em Tela, às 17h, de segunda a sexta-feira. Quem não for assinante TCM, poderá conferir o conteúdo no youtube, através do canal do Futura”, comenta o coordenador da UernTV, Fabiano Morais. Neste primeiro momento, segundo ele, o “Saberes em Tela” vai apresentar conteúdos voltados para o ensino fundamental e médio, mas a proposta é que em breve esse conteúdo seja mais diversificado, e produzido por professores da UERN.

“Esta é mais uma ação da UERN de fomento à divulgação científica, levando conteúdo de qualidade à sociedade potiguar. Para isso, contamos com esta parceria importante do Canal Futura”, comenta Esdras Marchezan, assessor de governança da informação e transparência da UERN.

Para a reitora em exercício da UERN, Fátima Raquel, este projeto mostra o esforço coletivo em favor da educação, principalmente no momento que estamos vivendo. “É muito bom ver a união de tanta gente, tantas instituições, na busca por caminhos que garantam a redução de danos ao aprendizado dos estudante que estão em casa”, comentou.
Para mais informações sobre o #EstudeemCasa, acesse: https://www.futura.org.br/10-conteudos-do-futura-para-estudar-em-casa/

Confira a programação do Saberes em Tela (UERN TV)
Exibição: Segunda à sexta-feira
Canais:
Canal 23.1 da TCM HD e Youtube (https://www.youtube.com/user/canalfutura/playlists)

Semana 1

NET e Claro TV: 534 HD e 34
Vivo: 68 HD e 24 em fibra ótica
Oi TV: 35
Canal do Telecurso 2000 no Youtube (https://www.youtube.com/user/telecurso/playlists)