...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern TV produz nova série para Futura e Globoplay sobre o universo dos palhaços

Palhaços remetem ao universo da infância, com arte e também com educação, através do olhar lúdico do humor. Para explorar o tema, a Uern TV, em parceria com o Canal Futura e o aplicativo Globoplay, produz atualmente uma série chamada “Sou palhaço”, com locações no Rio Grande do Norte, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

“A ideia surgiu da apresentação que o Canal Futura nos fez do assunto, a partir do Encontro Internacional de Palhaços, que ocorre há 12 anos em Minas Gerais, e vimos que daria uma grande série. Inicialmente as gravações ocorreriam em Ouro Preto (MG) e Mariana (MG), mas nós ampliamos para o RN e completando no RJ”, explicou o professor Fabiano Morais, diretor da Uern TV.

Segundo o docente, a Universidade realizou toda a produção, desde o contato com os artistas, passando pela logística com envolvimento do técnico-administrativo Zenóbio Oliveira e dos alunos da Uern, que participam, por exemplo, da gestão de mídias sociais e das filmagens no estado potiguar. O apoio financeiro, principalmente para manutenção da equipe em MG, veio do Futura.

A série traz as brincadeiras, mas também a musicalidade dos palhaços, o resgate histórico desse ofício e do surgimento dos circos no Brasil, tendo como elemento principal a arte e a educação, no sentido da formação de plateias e de cidadãos por meio dessas manifestações culturais.

“Começamos as gravações em Triunfo Potiguar (RN), mostrando os bastidores do Circo Panelinha, em que o fundador e seus três filhos são palhaços. Depois fomos a Currais Novos (RN) ver os bastidores do Circo Fuxiquinho”, contou Fabiano.

Na série, Panelinha e Fuxiquinho são os únicos palhaços ainda em atuação em circos, os demais exercem o ofício na rua ou são arte-educadores, daí a importância de ter início no RN.

Minas Gerais se destaca por ser a sede do Circovolante, em Mariana (MG), projeto existente há 32 anos. Nele, os palhaços Xin xin e Juaneto realizam o Encontro Internacional de Palhaços. Os intérpretes dos personagens, Xisto e João, foram, inclusive, consultores da série.

“Sou palhaço” será exibido no Futura e ficará disponível no streaming pelo Globoplay. A previsão de lançamento é daqui a cinco meses.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support