UERN será representada amanhã em Natal por três times do Grupo PET na primeira fase

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) será representada amanhã(13), em Natal, na primeira fase da 19ª edição da Maratona de Programação. O evento funciona como classificatória para o concurso mundial de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest.

O Tutor PET Computação, Marcelino Pereira, informa que a UERN será representada por três times do Grupo PET Computação do Departamento de Informática na Maratona de Programação, cuja primeira fase (regional) ocorrerá amanhã em Natal: http://maratona.ime.usp.br/. Os discentes sairão da sede da Reitoria, às 14h, em veículo da UERN para o evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Association for Computer Machinery (ACM).

Participam da competição estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de Computação e áreas relacionadas. Durante a Maratona, times de três alunos tentam resolvem o maior número possível de problemas propostos pela organização do evento em cinco horas com a ajuda de livros e computador.

Algumas soluções demandam apenas compreensão, enquanto outras requerem conhecimentos e técnicas mais sofisticados. Cada juiz apresenta uma série de exigências que se revertem em penalidades caso não sejam cumpridas. O time que resolver o maior número de problemas no menor tempo é o vencedor.

A Maratona acontece em duas fases: na primeira, realizada simultaneamente em diversas cidades, os melhores candidatos se classificam para a final, que ocorre em 7 e 8 de novembro, em Fortaleza. As inscrições para esta edição foram encerradas no dia 28 de agosto. Os participantes do evento podem consultar um manualde estudos com os principais temas que serão abordados.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006 o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

EDIÇÃO – Neste ano ocorre a 19a. edição da Maratona. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2013, quase 30 mil estudantes de cerca de 2300 escolas de mais de 90 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas pouco mais de 100 (cerca de 0.3%) participam das Finais Mundiais do evento, em Ecaterimburgo, Russia. Seis times brasileiros estarão presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.