...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern sedia abertura de I Seminário Regional Programa Saúde na Escola

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia a abertura do I Seminário Regional Programa Saúde na Escola (SERPSE), a ocorrer às 18h30 de 27 de junho na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Nesta primeira edição, o tema será “Boas práticas de promoção à saúde na rede pública de educação básica” e tem como objetivo socializar as ações do Programa Saúde na Escola.

Com duração até 2 de agosto, a programação inclui os oito municípios da jurisdição da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc): Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Serra do Mel, Upanema e Governador Dix-Sept Rosado.

O Programa Saúde na Escola e a 12ª Direc coordenam o seminário, realizado pelas prefeituras locais e pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN. É a primeira vez em 15 anos que se promove um evento desse programa.

A parceria com a Uern se dá através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e Grupo de Estudos Culturais (Neabi).

“A escola não dá conta de prevenir e/ou enfrentar as vulnerabilidades nos seus territórios, daí a importância do programa, cujo trabalho intersetorial se dá na execução de ações preventivas à saúde integral da comunidade escolar”, disse a professora especialista Antonia Zilma Marques, assessora pedagógica da 12ª Direc e coordenadora do I SERPSE.

A bióloga Maria Felipe de Araújo Lemos, coordenadora estadual do programa, disse que “O SERPSE vem apresentar para a população o fortalecimento de como se fazer promoção da saúde de toda comunidade escolar em um trabalho intersetorial, dando ênfase a uma gestão compartilhada, pois ter saúde e educação é um direito de todos”.

“A extensão universitária da Uern abre as portas para o I SERPSE. O Programa Saúde na Escola desenvolve ações de direitos humanos e cidadania na educação. Nesse sentido, a Uern, enquanto Universidade socialmente referenciada, continua contribuindo diretamente para a superação das vulnerabilidades sociais”, explicou ainda a professora Dra. Eliane Anselmo, Pró-Reitora Adjunta de Extensão e coordenadora do Neabi.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support