Uern recepciona estudantes antes da prova do Enade

Taines, Laura, Rannyson e mais cerca de 520 outros estudantes de 08 cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram recepcionados na manhã de hoje, 27, com alegria, distribuição de brindes e mensagens de incentivo antes da abertura dos portões para a realização da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A concentração se deu na entrada do Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), local de realização do Exame em Mossoró. Foram distribuídos picolés, chocolates, água, canetas e doces até segundos antes do fechamento dos portões às 13h.

Da Uern, deveriam realizar a prova alunos(as) de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Turismo.

“A expectativa é imensa de manter a nota máxima do curso de Jornalismo e também manter o prestígio da Universidade. Uma responsabilidade gigantesca e eu acho que a gente vai se sair bem, porque durante os quatro anos de graduação os professores nos ensinaram muito bem e, com certeza, a gente vai pôr em prática o que a gente aprendeu”, destacou Taines Laís.

Mesmo um pouco nervosa, a aluna de Publicidade e Propaganda Laura Guimarães estava confiante em fazer uma boa prova. “Confio bastante na minha graduação e todo mundo está me apoiando”, disse.

Prova e recepção foram realizadas na entrada da Ufersa, em Mossoró (Foto: Bruno Soares)

O destino de Rannyson Mykaell depois da Uern já está definido. Depois de terminar Publicidade e Propaganda o jovem ingressará no Mestrado em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes disso, ele precisou fazer a prova do Enade, um requisito obrigatório para a conclusão do curso.

“A prova costuma mesclar temáticas sociais com questões técnicas, então acredito que vai ter muito essa união de coisas que a gente aprendeu no curso”, disse antes em relação ao que esperava dos conteúdos a serem cobrados.

O professor Dr. Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI), desejou sucesso aos estudantes.

Expectativa é manter o conceito 5 de alguns cursos e melhorar nos demais (Foto: Will Vicente)

“A gente sabe que eles fizeram e vão fazer o melhor. A gente também fez o melhor no processo de formação com os docentes muito antenados em promover uma formação de qualidade. Desejamos que façam uma boa prova, com tranquilidade, porque competência a gente sabe que eles têm”, ressaltou.

A reitora Cicília Maia enfatizou o engajamento que os departamentos, faculdades e docentes no geral proporcionaram para o acolhimento e, claro, na preparação para a realização do Exame.

“Um momento muito especial, passando vibrações positivas e fazendo lembrar a todos os nossos estudantes que tenham cuidado ao ler a prova, que possam se debruçar em cada questão e que isso, ao final, vai resultar numa nota muito importante para cada curso e para a nossa Universidade”, salientou a reitora.

Exame

O Enade é um instrumento importante para avaliar a qualidade dos cursos de graduação de todo o país e atualmente é um componente curricular obrigatório para os discentes.

Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como objetivo avaliar características essenciais de uma instituição de ensino superior, como ensino, pesquisa, infraestrutura, gestão, aprendizado dos alunos, corpo docente e responsabilidade social.

Sendo assim, um bom desempenho no Exame agrega valor às Instituições de Ensino Superior que promovem uma educação de qualidade e contribuem para o desenvolvimento acadêmico do país.