...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza primeiro depósito de patente no INPI

O mês de Julho de 2013 ficará marcado na história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É que neste mês, precisamente no dia 9 de julho, foi realizado pela instituição, através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UERN), o primeiro depósito de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O pedido de patente, intitulado “PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIO-COPOS E BIO-UTENSÍLIOS DESCARTÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS A PARTIR DO BAGAÇO DO PSEUDO-FRUTO DO CAJU (Anacardium occidentale L.)” foi produzido pelo Prof. Dr. Carlos Henrique Catunda Pinto (Departamento de Química – FANAT).

O professor Carlos Catunda passou dois anos dedicando-se ao estudo. Ele explica que todo o processo de fabricação do produto 100% sustentável e que utiliza uma matéria-prima abrangente no solo potiguar – o resíduo do caju – segue em sigilo até que seja liberada a patente (abaixo há uma descrição resumida do estudo e seus benefícios). Um protótipo do produto foi realizado de forma artesanal no laboratório do professor, mas o objetivo é que ele seja produzido em escala industrial.

Segundo o professor Henrique Jorge Holanda, coordenador do NIT, com esse depósito, o Núcleo de Inovação Tecnológica da UERN começará a construir um banco de produtos inovadores que podem ser futuramente negociados com as empresas privadas. Ele enfatiza que a UERN está contribuindo com a comunidade através da criação de produtos inovadores que ajudam as pessoas a resolverem seus problemas. Além disso, esses produtos poderão ser negociados e, dessa forma, gerar mais recursos para a realização de novas pesquisas na instituição.

O NIT/UERN convida todos os alunos, professores e técnico-administrativos que possuem ideias ou projetos de inovação para visitarem a sua página (di.uern.br/nit), onde é possível encontrar diversas informações sobre inovação. A equipe também está disponível na sala do núcleo, localizada na Diretoria de Pesquisa na PROPEG, para esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica. (Contatos: 3315-2180/ nit.propeg@uern.br)

*Produção de Bio-copos e Bio-utensílios descartáves e biodegradáveis a partir do bagaço do pseudo-fruto do caju (Anacardium occidentale L.)

A invenção refere-se ao processo de produção de produtos (bio-copos e bio-utensílios) descartáveis e biodegradáveis a partir do bagaço do pseudo-fruto (pedúnculo) do caju (Anacardium occidentale L.), resíduo do beneficiamento da agroindústria modificado com o objetivo de produzir um material ambientalmente degradável e com propriedades mecânicas melhoradas. O produto diminuirá a dependência das reservas de petróleo, além de contribuir para o destino final dos resíduos.

O pseudo-fruto do caju apresenta 88% de umidade e tem alta perecibilidade, que juntamente com a falta de armazenamento adequado, no período de grandes safras, ocasionam grandes desperdícios na margem de 90% da safra de produção do caju. Embora o valor agregado da castanha do caju seja superior ao do pseudo-fruto, há um mercado que produz, através das diversas aplicações, derivados do pedúnculo. Mesmo assim, ainda existe um resíduo do pedúnculo de cerca de 40% do caju processado, onde é possível visualizar um enorme mercado para a produção de copos e utensílios (talheres, vasilhas com e sem tampa, xícaras e pires, pratos, bandejas e canudos) a partir do bagaço proveniente dessa atividade, o bagaço contém aproximadamente 10% de amido e 2 % de fibra alimentar.

Alguns processos de patentes utilizam o amido ou fécula de vários vegetais como: trigo, milho, batata inglesa e doce, mandioca e bagaço da cana-de-açúcar, dentre outros, na produção de utensílios descartáveis e biodegradáveis, os conhecidos plásticos biodegradáveis, que são produzidos a partir da fermentação do ácido láctico, que após polimerizado produz o Ácido Polilactato (PLA). O PLA é um poliéster termoplástico obtido da fermentação de polissacarídeos, ainda pouco conhecido no Brasil, mas utilizado com sucesso em outros países e patenteados.

Devido os plásticos derivados de petróleo (recurso natural não renovável) ainda fazerem parte da composição de alguns plásticos biodegradáveis, como os polietilenos, poliestirenos, polipropilenos e etc., que são plásticos que contém bifenoís A (BPA) e estireno, que são carcinogênicos e prejudiciais ao ser humano, ainda são usados largamente nesses processos de produção de plásticos biodegradáveis.

O objetivo da presente invenção é disponibilizar para a indústria um novo processo de produção de bio-copos e bio-utensílios descartáveis e biodegradáveis a partir do bagaço do pseudo-fruto (pedúnculo) do caju (Anacardium occidentale L.), para substituição total ou parcial dos produtos disponíveis no mercado de utensílios descartáveis e biodegradáveis, como copos, talheres, vasilhas com e sem tampa, xícaras, pratos e canudos, com utilização de um recurso natural renovável no processo de produção. Essa tecnologia faz parte do desenvolvimento de novos materiais biodegradáveis, com forte apelo ambiental e com o objetivo de se alcançar a sustentabilidade.

Após o consumo, os bio-copos e bio-utensílios sofrem degradação natural e são aproveitados no processo de compostagem, pois têm a característica de biodegradação por microorganismos em apenas seis meses, produzindo assim, um adubo de excelente qualidade para aplicação direta na agronomia. Em termos comparativos, o copo plástico utilizado no mercado, dependendo da composição, demora 200 anos para se degradar e ainda polui o meio ambiente. Os bio-copos e os bio-utensílios não são poluentes, sendo portanto, amigos da natureza por reduzirem o impacto direto no meio ambiente.

*Inventor da Patente:
Prof. D. Sc. Carlos Henrique Catunda Pinto – Departamento de Química da FANAT – UERN – Campus Central – Mossoró-RN
– Graduado pela UFRN em Engenharia Química (1984)
– Mestrado pela UFRN em Engenharia Química (1994)
– Doutorado pela UFSCar-SP em Engenharia Química (2001)
Depositante da Patente: UERN/NIT

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support