...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN propõe ações concretas para ressocialização de apenados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu nesta sexta-feira (28) um encontro com representantes de entidades e instituições para debater o sistema prisional no Rio Grande do Norte com o objetivo de elaborar um plano de ressocialização com a participação das entidades e da comunidade acadêmica.

O encontro é resultado de uma provocação do Ministério Público Estadual feita pelo promotor Antonio de Siqueira Cabral no início do mês de julho, ao reitor Pedro Fernandes, para que a UERN possa desenvolver um projeto de educação para o processo de ressocialização, bem como contribuir para o grave problema da superlotação nos presídios do Rio Grande do Norte, tanto com a redução da pena em um dia a cada três trabalhados, como com a assistência da prática jurídica da Universidade aos apenados.

“Estamos discutindo que tipos de ações podem ser desenvolvidas nesta comunidade. Hoje o sistema prisional é visto como uma carência de espaço físico para se colocar mais presos, e nós precisos ver a questão da ressocialização”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.
A iniciativa foi recebida com satisfação pelos servidores do sistema prisional, tanto federal como estadual. “Como pedagoga e atuando no sistema fechado, sinto que o trabalho tem surtido efeito, apesar das dificuldades, começando pelos próprios apenados, que não têm uma perspectiva de futuro após o cumprimento da pena. Temos muitas carências e uma ação contínua junto à Universidade só vem a somar”, afirmou a pedagoga do Complexo Prisional Estadual Dr. Mário Negócio, Íris Lopes.

Mesmo com uma realidade diferente do presídio estadual, a pedagoga do presídio federal, Jussara Pereira, também comemorou a possibilidade de parceria. “Abrindo suas portas e promovendo discussão sobre o sistema, assume uma função muito importante, não apenas para os apenados, mas para os próprios servidores. Precisamos trabalhar todos os agentes envolvidos nesse processo. Vai facilitar o já fazemos e dar visibilidade ao trabalho executado”, afirmou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support